Eventos Climáticos

Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

Caminhões com 30 mil litros ajudam abastecer reservatórios das cidades

Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a prefeitura de Caxias do Sul estão engajados no apoio às vítimas da cheia do Rio Taquari. Na última quarta-feira (6), a autarquia foi até os municípios de Roca Sales e Cruzeiro do Sul com 30 mil litros de água potável no caminhão-pipa que foram utilizados para abastecer os reservatórios e mais 5.280 copos envasados. No feriado de 7 de setembro, os esforços foram concentrados em Santa Tereza. Além dos dois caminhões-pipas com 30 mil litros de água potável que abasteceram o reservatório da cidade que está inoperante em virtude da falta de energia elétrica, a secretaria do Meio Ambiente também encaminhou ao município o caminhão-pipa com 8 mil litros de água não potável que ajudou na limpeza das casas e servidores da secretaria da Habitação.

O titular da pasta, João Uez, acompanhou a ação. “Conversamos com a prefeita Gisele que nos agradeceu e pediu que encaminhássemos os caminhões novamente nesta sexta e final de semana, já que agora o que as famílias mais precisam é de água para higiene pessoal e limpeza das residências”, relata Uez.

Também foram destinados 82 caixas com 3936 copos de água. O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, também se solidarizou.

“Por meio das autarquias integrantes da Assemae, estamos em contato com prefeitos e lideranças da região afetada para auxiliar dentro do que for possível e da nossa estrutura. Nos dividimos com a Comusa de Novo Hamburgo e o Dmae de Porto Alegre e cada um foi para uma cidade. O Samae esteve em Roca Sales, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza principalmente para levar água para consumo humano. Estamos à disposição para enfrentar essa tragédia”, afirma.

Samae leva água potável para Santa Tereza, Roca Sales e Cruzeiro do Sul

O prefeito Adiló Didomenico, que também esteve em Santa Tereza, o mais atingido na Serra Gaúcha, participou na manhã desta sexta-feira (08) de uma reunião com o governador Eduardo Leite e prefeitos da região, em Bento Gonçalves, para tratar dos danos causados pelas fortes chuvas e do esforço de ajuda e recuperação.

Neste momento, como as cidades já estão com dificuldades de armazenamento e distribuição, a orientação para quem quiser auxiliar é procurar a Fundação Caxias, que faz o cadastramento de voluntários para atuar nas regiões atingidas pelas enchentes, pelos fones: (54) 3223.0528 ou (54) 9.9112.9890. A Fundação Caxias também está recebendo doações em dinheiro via PIX através da chave CNPJ 88667258000197.