Foto: Laura Piola
Foto: Laura Piola

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) lançou a 19ª edição da Operação Verão Seguro nesta sexta-feira (12), na sede do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), em Caxias do Sul. A iniciativa, promovida pelo Samae em parceria com a Guarda Municipal e apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e do Corpo de Bombeiros, busca coibir atividades proibidas como nadar, pescar e caçar nas represas do município. O lançamento ocorreu de forma conjunta com a 18ª Operação Rota do Sol.

As ações se concentram especialmente nos lagos em áreas urbanizadas, como Dal Bó e Maestra, frequentemente procurados pela população em dias quentes. Apesar da aparência tranquila, os reservatórios apresentam riscos com grandes profundidades e objetos submersos. Além de evitar afogamentos, as restrições também têm o objetivo de proteger a qualidade da água que abastece Caxias do Sul.

Fiscalização e Segurança

Para reforçar a fiscalização, a Guarda Municipal recebeu um barco motorizado entregue pelo diretor-presidente do Samae, João Uez. Drones e equipes em campo também farão parte da operação, especialmente nos períodos de maior movimento. Uez ainda destacou que o trabalho integrado das instituições tem sido fundamental para evitar mortes nas últimas edições.

“Nos últimos anos não tivemos ocorrência de afogamento graças ao trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, nossa equipe de fiscalização, Patram e Corpo de Bombeiros”

O comandante do 5º BBM, tenente-coronel Marcio Müller Batista, reforçou a importância da prevenção, lembrando que conscientização e segurança caminham juntas.

“Este lançamento é ação preventiva, uma forma de alertar a população para a segurança. Menos acidentes, menos intervenções e mais conscientização”

No verão passado, a Operação Verão Seguro abordou 946 pessoas, registrou três apreensões por pesca irregular, realizou 5.816 rondas e verificou 24 veículos nas represas. Nas últimas três operações, nenhuma morte foi registrada

Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo 153, ao Corpo de Bombeiros pelo 193 ou à Central de Atendimento do Samae pelos números 115 e 0800 772 8600.

18ª Operação Rota do Sol

Sobre a Operação Rota do Sol, o Tenente Coronel Batista destacou que o principal objetivo é conscientizar a população e evitar que acidentes ocorram

“Na Operação Rota do Sol nós mandamos equipes durante todo o período de veraneio que ficam 24h de plantão para atender toda a população que transita na Rota do Sol. Nós sempre divulgamos orientações para que os motoristas andem com cautela, que não tenham pressa, que andem com segurança e preservem a vida”