Caxias do Sul

Samae lança 16ª Operação Verão Seguro em Caxias do Sul

Na edição anterior 1.127 pessoas foram orientadas em 4.532 rondas

Samae lança 16ª Operação Verão Seguro em Caxias do Sul
Samae lança 16ª Operação Verão Seguro em Caxias do Sul (Foto: Laura Piola/Divulgação)

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), lançou na última terça-feira (6) a 16ª edição da Operação Verão Seguro. A ação visa prevenir afogamentos nas represas de Caxias do Sul, além de fiscalizar atividades, como caça e pesca, que são proibidas. Fazem parte da operação a Guarda Municipal (GM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e o Batalhão de Polícia Ambiental (Patram).

Até o dia 20 de março de 2023 (quando encerra o verão) servidores intensificarão as rondas, principalmente nas bacias da Maestra (Santa Fé) e Dal Bó (Fátima), locais onde a incidência de pessoas em descumprimento à legislação vigente são mais acentuados. Conforme destaca o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, banhar-se nestes locais é proibido.

“Primeiro por se tratar de um local de reserva de água para consumo e o segundo aspecto é de que os locais não são próprios para banho, não são adequados. Pode haver ali alguns problemas de afogamentos, inclusive levando a óbito”, disse.

Resultados do balanço realizado na edição anterior indicam que 1.127 pessoas foram orientadas em 4.532 rondas. No último verão foi registrado um afogamento com óbito no Complexo Dal Bó, e outro em que duas pessoas foram resgatadas com vida da Maestra. Durante o verão, estação de temperaturas mais elevadas, os banhos nas represas são mais procurados. A campanha é uma forma de intensificar um trabalho já existente.

“A gente pede que tenham muito cuidado, para que os pais principalmente não permitam que seus filhos, e pede que tenham cuidado para evitar esse tipo de incidente [afogamentos]”, comentou. As rondas realizadas durante a Operação serão feitas diariamente em todas as bacias de Caxias do Sul. Denúncias podem ser feitas à Guarda pelo telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.