De acordo com o Correio do Povo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve na Serra Gaúcha nesta quinta-feira (6), e assinou uma autorização para publicação do edital de concessão da Unidade de Conservação Floresta Nacional (Flona) de Canela. O ministro anunciou que o edital deve ser lançado nesta sexta-feira, mas não deu detalhes sobre os valores que envolvem a concessão. O anúncio foi realizado na própria unidade de Canela. Com área de 557 hectares, a Floresta Nacional de Canela fica a 6,4 quilômetros de distância do Centro.
O projeto integra o programa de concessões do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Além de Canela, o modelo de parcerias para investimentos prevê a privatização da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, que deve ter edital publicado em breve, e dos parques Aparados da Serra e Serra Geral, em Cambará do Sul. Estão previstos investimentos de mais de R$ 9 milhões em infraestrutura e R$ 84 milhões em despesas operacionais.
Conforme Salles, a agenda de concessões busca fomentar o ecoturismo em parques nacionais e outros tipos de unidades de conservação federais, além de permitir o desenvolvimento de várias alternativas para o turismo. Os investidores terão obrigações, como o monitoramento e manejo da fauna, a manutenção da brigada de incêndio da unidade e a realização de serviços essenciais de limpeza e manutenção da infraestrutura.
“Você tem mais estrutura, por exemplo, de alimentação, restaurantes, trilhas que vão ser abertas e demarcadas, outras atividades de ecoturismo. Ao mesmo tempo, para a cidade, é um polo de atração de empregos. Toda vez que o turismo é incrementado, ele é aumentado, criam-se mais empregos”, afirma o ministro.