Os pardais nas rodovias gaúchas começaram a ser desligados a meia noite de quarta-feira (17). O processo deve ser concluído até o fim de sábado (20). O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) não informou quais equipamentos vão ser os primeiros a serem desativados.
A desativação dos controladores de velocidade é devido ao término do contrato das empresas que realizam a manutenção com o Governo do Estado. Agora, para a reativação será necessário um novo processo licitatório, visto que os antigos contratos excederam o número de renovações.
Ao todo, 13 rodovias vão deixarão de ser assistidas pela fiscalização eletrônica. Em 2018, a administração do Rio Grande do Sul gastou R$ 4,1 milhões com o aluguel dos equipamentos.
Somente após o desligamento total dos pardais e a realização do todo o processo licitatório, instalação de novos equipamentos, análise do Inmetro e, de fato, os registros fotográficos, os medidores vão fazer os registros fotográficos, portanto, as rodovias gaúchas devem ficar sem a fiscalização eletrônica até o final de 2019.
Trechos da Serra Gaúcha
RSC-453 – Rota do Sol
- Km 167, em Caxias do Sul a dois quilômetros de Vila Seca, no sentido Caxias – Litoral Norte;
- Km 210, em Lageado Grande no sentido Litoral Norte;
- Km 86, em Carlos Barbosa, próximo a área urbana, no sentido Boa Vista do Sul;
- Km 109, em Farroupilha nas proximidades do Rio Burrati;
- Km 230, em São Francisco de Paula entre Várzea do Cedro e Tainhas.
ERS-122
- Km 47, em Farroupilha, na Curva da Morte;
- Km 67, em Caxias do Sul, logo após o Campus 8 da UCS, em direção a Farroupilha;
- Km 18, em São Sebastião do Caí, próximo a entrada do município, sentido Capital – Bom Princípio;
- km 28, em São Sebastião do Caí, quase no acesso ao bairro Santa Terezinha.
ERS-324
- Km 252, em Casca, no sentido Nova Prata