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Saiba o que fazer se você teve seus dados pessoais vazados e como evitar golpes

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images

No mês de janeiro, o vazamento dos dados pessoais de mais de 220 milhões de brasileiros deixou a população em choque. As informações foram disponibilizadas para venda na internet, e o episódio foi noticiado em veículos de comunicação de todo o país.

Atualmente, o Brasil tem 212 milhões de habitantes, o que mostra que até quem já faleceu teve seus dados divulgados. O vazamento compreende 37 bases de dados que incluem nome, endereço, foto, score de crédito, renda, situação na Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Parte dos dados, como nome e CPF, foi publicada na internet gratuitamente. Já o conjunto completo dos registros está sendo vendido em fóruns da rede.

Descubra se os seus dados estão nos pacotes comercializados na internet e o que fazer para se proteger:

Para descobrir se os seus dados foram vazados, é recomendado o site Fui Vazado! Ele indica se o CPF está no banco de dados e quais informações estão disponíveis sobre a pessoa física. Ao Tecnoblog, o desenvolvedor da página afirmou que o site não coleta os dados durante a consulta. A ferramenta também não exibe os dados, apenas “✅” e “❌” para cada categoria.

(Imagem: Reprodução/Fui Vazado)

No caso de e-mail e senha, os vazamentos mais comuns, o site Have I Been Pwned ajuda ao buscar nas listas que já estão públicas. Em seguida, informa se os dados foram vazados ou não.

O que fazer se o seus dados foram vazados?

  • Registrar um boletim de ocorrência;
  • Acompanhar os extratos de sua conta bancária e do cartão de crédito;
  • Monitorar a movimentação do seu cadastro no SPC/Serasa;
  • Estar atento a mensagens, e-mails e SMS que informem códigos para verificação de conta, pois, através deles, muitos criminosos fazem a clonagem;
  • Avisar amigos próximos e familiares, pois se o criminoso tentar se passar por você, pedindo dinheiro, por exemplo, essas pessoas saberão que é um golpe;
  • Como ainda não foi constatada a origem do vazamento, não é possível propor uma ação judicial para reparar os danos. Caso o responsável seja identificado, havendo prejuízo material ou moral, a orientação é contratar um advogado para auxiliar no processo de indenização;
  • Caso tenha acontecido a fraude através de uma plataforma, como WhatsApp, deve-se entrar em contato com a empresa envolvida.

O que você pode fazer para proteger os seus dados:

  • Não clicar em links suspeitos e maliciosos
  • Ter cuidado com mensagens oferecendo prêmios
  • Reforçar senhas de bancos e de redes sociais
  • Realizar autenticação de dois fatores para ter acesso às redes sociais e e-mails. Isso dificulta os golpes
  • Não confirmar informações por telefone a não ser que você tenha entrado em contato com a empresa ou banco
  • Fazer cadastro no Caixa Tem para que fraudadores não se cadastrem com seus dados e recebam benefícios do Governo

Os golpes mais comuns para ficar de olho

  • Phishing: quando o golpista tenta obter as credenciais de uma pessoa ao enganá-la, se passando por um funcionário de uma empresa, um parente ou alguém próximo. Por isso o nome “phishing”, uma alusão a “fishing”, o que se traduz para “pescaria”.
  • Spoofing: traduz-se como “pegadinha” e é bem semelhante ao phishing. Ocorre quando o golpista se passa pelo usuário legítimo detentor das informações e tenta acessar contas, servidores, fazer compras ou roubar identidades da vítima. É o que ocorre em casos de SIM swap.
  • SIM swap: quando o golpista transfere o número de uma pessoa para outro cartão SIM em branco. Ele liga na operadora se passando pela vítima, alegando que perdeu o acesso ao chip anterior e solicita a troca. Na chamada, confirma os dados para autenticar a identidade e o atendente faz a transferência. Também pode ser feito por criminosos dentro da própria agência.
  • Brushing scam: trata-se de vendas falsas feitas via internet. Uma loja cria um perfil falso com dados reais de um consumidor (nome e endereço), envia qualquer objeto para o suposto cliente (para validar a entrega) e, em seguida, faz uma avaliação positiva da compra. Outros clientes legítimos são enganados com as avaliações falsas e compram no site.