A Secretaria do Meio Ambiente de Flores da Cunha alerta a população sobre o descarte de eletrônicos. De acordo com a secretaria, os equipamentos classificados como eletroeletrônicos (televisores, micro-ondas, celulares, computador, cafeteiras, videogame e outros), não devem ser descartados dentro dos contêineres e nem colocados do lado de fora. Os caminhões da coleta não recolhem este tipo de material.
Os equipamentos devem ser devolvidos no local da compra, em empresas especializadas ou podem ser entregues durante a campanha que é realizada todos os anos no mês de junho junto à prefeitura.
“Estamos observando que a população está descartando de forma incorreta. Queremos alertá-los sobre o devido descarte. Há uma demanda, mas a coleta é sempre realizada no mês de junho na semana do meio ambiente”, relata Elias Zientarski Michalski Biólogo do projeto de educação ambiental.
O descarte incorreto de eletrônicos impacta na saúde pública, devido à presença de metais pesados presentes nos equipamentos. O descarte incorreto gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e organismos da fauna e flora.
Fique atento, a próxima campanha de coleta de eletrônicos ocorrerá em junho de 2022.