Bento Gonçalves engloba, em seu sistema de saúde pública, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia da Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento 24h (PA). Para entender melhor como funcionam essas estruturas, assim como o significado de suas siglas, a reportagem do Grupo RSCOM esclareceu algumas dúvidas através da Secretaria Muncipal de Saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, basicamente as estruturas de saúde do município se diferenciam pela complexidade e gravidade do atendimento aos pacientes. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias da Saúde e da Família (ESF) são estruturas de atenção primária, onde são realizados atendimentos de menor complexidade.
“Basicamente os atendimentos não mudam nessas duas estruturas, o que muda de uma para a outra é a composição da equipe e o cadastro junto ao Ministério da Saúde. O atendimento é basicamente o mesmo. Por exemplo, o acompanhamento de pacientes crônicos, hipertensos, diabéticos, idosos, gestantes no pré-natal, consulta de rotina, revisão clínica, gripes, resfriados, todos estes atendimentos que não tem risco iminente de agravamento ou de morte, são atendidos na atenção primária, como chamamos as ESF e UBS”, explica.
Atendimentos especializados e de maior complexidade são realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Botafogo e no Pronto Atendimento 24h Zona Norte (PA), localizado no Bairro São Roque. A secretária Tatiane explica que essas duas estruturas tem o foco específico nas situações de urgência e emergência.
“A UPA e o Pronto Atendimento 24h tem o foco naqueles pacientes com risco iminente de agravamento da condição, além do risco de óbito. Por exemplo, crises convulsivas, desmaios, dor no peito, fraturas, parada cardiorrespiratória, AVC, entre outros. O atendimento é de maior complexidade, pois estes locais possuem toda uma estrutura profissional e de equipamentos para proporcionar este atendimento especializado e de urgência”, esclarece.
O grande desafio da Secretaria da Saúde, de acordo com Tatiane, é direcionar o paciente para o atendimento certo, com profissional adequado e no local correto. “Orientamos a população para que, quando precisar de atendimento que não há risco iminente, que se encaixa na atenção primária, procure uma UBS ou ESF localizadas nos bairros da cidade. E quando for uma situação complexa, de risco e emergência, que procure a UPA ou o Pronto Atendimento”, complementa.
Bento Gonçalves possui dez (10) Unidades Básicas de Saúde (UBS) em sua estrutura, sendo cinco no interior do município, e outras cinco na área urbana. Já as Estratégias da Saúde da Família são dezesseis (16) espalhadas pelo município. Além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Botafogo), e um Pronto Atendimento 24h (PA Zona Norte).