Embora os números oficiais da colheita da uva na Serra Gaúcha na safra 2019 ainda não tenham sido fechados pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural, produtores e entidades comemoram o fato de ter superado a expectativa inicial. Na região, cerca de 650 mil toneladas da fruta foram colhidas nas parreiras de Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e demais cidades da Serra. Ainda assim, o número apresenta uma queda brusca em relação a 2018, onde foram colhidas cerca de 790 mil toneladas na região. O índice é da Emater/Ascar.
Em Caxias, conforme dados divulgados em abril, a colheita atingiu a marca de 86 mil toneladas neste ano. O dado apresenta um acréscimo de 72% em relação à expectativa inicial do município. O motivo dos números é a recuperação das parreiras após as chuvas de granizo.
Em Flores da Cunha, cerca de 60 milhões de quilos de uva foram colhidos nesta safra, uma queda de 40% em relação ao ano passado, por conta dos temporais. Já o município de Bento Gonçalves, aguarda a divulgação oficial dos dados por parte do estado e não há um dado definitivo, até o momento, da quantidade de uva colhida na cidade.