O governador Eduardo Leite participa, nesta quinta-feira (28), do 3º GRI PPPs e Concessões, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Iniciativa do GRI Club Infra LatAm, com apoio do Banco Mundial e da Frente Nacional de Prefeitos, o evento tem a finalidade de reunir os principais líderes da iniciativa privada e do setor público, entre entes municipais, estaduais e federais responsáveis por definir as agendas políticas e projetos futuros de infraestrutura para o Brasil.
No talk show de abertura com outros governadores, Leite deixou claro que o Rio Grande do Sul tem uma agenda focada em estabelecer parcerias com o setor privado, já que o Estado passa por uma grave crise fiscal que limita os investimentos por parte do governo.
O governador gaúcho relatou, ainda, quais medidas já foram adotadas no RS, como o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) encaminhado à Assembleia para retirar a necessidade de plebiscito para privatizar estatais e, principalmente, o recém-lançado RS Parcerias, programa para estimular parcerias público-privadas (PPPs) e concessões no Estado.
Na tarde desta quinta-feira, em um road show, o governador irá apresentar os primeiros projetos do RS Parcerias, que prevêem a concessão das rodovias RSC-287 e ERS-324, da Estação Rodoviária de Porto Alegre e do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, e do estudo já encaminhado para analisar a viabilidade de estabelecer PPPs em diversas áreas além da infraestrutura.
Durante o dia todo, autoridades, investidores e especialistas da área vão discutir temas ligados a PPPs e concessões, especialmente sobre como fazer arranjos institucionais para a viabilização de parcerias.