Agro Rural

RS domina Grande Prova de Vinhos do Brasil com 80% das premiações

Grande Prova Vinhos do Brasil 2018 (Foto: Francisco Carneiro/divulgação)
Grande Prova Vinhos do Brasil 2018 (Foto: Francisco Carneiro/divulgação)

O Rio Grande do Sul confirmou mais uma vez todo o seu know how na produção de vinhos, espumantes e sucos de uva na Grande Prova Vinhos do Brasil 2018, idealizada e organizada pelo Grupo Baco. Nessa 7ª edição, das 920 amostras, sendo 872 vinhos e 48 sucos de uva 100% disponíveis no mercado, 280 são campeãs, sendo que 225 são gaúchas.

Além do RS, participaram também produtos dos estados de SC, PR, SP, RJ, MG, BA e PE, totalizando 117 vinícolas. A cerimônia de entrega dos prêmios, certificados e medalhas e a divulgação da lista completa da 7ª edição da Grande Prova será no dia 28 de setembro, às 18h, em Bento Gonçalves, durante a Wine South América – Feira Internacional do Vinho.

Grande Prova Vinhos do Brasil 2018 (Foto: Francisco Carneiro/divulgação)

Já no primeiro dia de feira, expositores e visitantes poderão conferir as vinícolas premiadas em seus estandes. No total foram 31 categorias, entre espumantes, brancos, tintos, tintos super premium, roses, doces e fortificados, sucos de uva e best buys.

Marcelo Copello, um dos organizadores do evento e presidente do júri, diz que a prova revela ao público toda a qualidade dos vinhos nacionais que já estão no mercado sendo apreciados.

“Foram longos meses de trabalho, cujo resultado poderá ser conferido na Wine South América. Estamos muito felizes de realizarmos a cerimônia de premiação na primeira edição da feira, reforçando o trabalho sério que estamos construindo ano a ano em prol do vinho brasileiro”, comenta.

A qualidade do terroir e o know how da Serra Gaúcha para a produção de espumantes foi atestada pela prova às cegas. Das 9 categorias desse segmento, todas as medalhas foram para vinícolas dessa região do RS, com destaque para a Família Geisse que levou em duas categorias, uma delas empatada com Duplo-Ouro junto à Casa Valduga.

Mas foram os tintos que roubaram a cena com 164 campeões contra 73 espumantes. O Cabernet Franc foi o destaque com 10 ouros entre os 17 rótulos. Logo em seguida, o Pinot Noir com seis medalhas. Entre as vinícolas em evidência, a Miolo foi campeã em cinco categorias, entre elas um Duplo-Ouro na categoria Super Premium e a Casa Valduga levou 17 medalhas.

A Grande Prova Vinhos do Brasil 2018 ainda comprova que vinho bom necessariamente não é vinho caro. Do total de amostras, 67 são best buys abaixo de R$ 50,00. O RS dominou na categoria best buys com 58 produtos, representando 86% do total.

O resultado consolidado de todas as categorias será publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2018/2019, junto com o panorama do setor, tradicionalmente divulgado no início do ano. Como novidade a versão digital, que facilitará a consulta pelos consumidores.