Cidades
Rosário do Sul decreta lockdown nos finais de semana e fecha comércio à noite
Essa decisão ocorre devido ao esgotamento das vagas da UTI do Hospital Caridade
Nesta quinta-feira (19), a prefeitura de Rosário do Sul, município da fronteira oeste, decretou lockdown na cidade para os próximos dois finais de semana, sendo válida a medida das 20h às 6h do dia seguinte. Essa decisão ocorre devido ao esgotamento das vagas da UTI do Hospital Caridade, ocasionado pelo aumento de casos de covid-19 no município vizinho.
O decreto que estabelece a proibição do comércio, tal como a circulação da população nas ruas e a falta do uso das máscaras de proteção, é válido, dentro dos horários definidos, para os finais de semana de 19 a 23 de novembro e de 27 a 30 do mesmo mês. A permanência de grupos de pessoas e aglomerações nos espaços públicos, tais como praças, ruas e calçadas, também está proibida das 20h às 6h, diariamente. Durante os dias de semana, os estabelecimentos podem funcionar somente até as 20h, não sendo permitido telentrega ou delivery depois deste horário.
A ação foi determinada após uma reunião do Comitê de Operações e Emergência rosariense, em conjunto com representantes do comércio local, do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora e de autoridades policiais e sanitárias.
A taxa de ocupação dos leitos da UTI no Hospital de Caridade, está em 100% da sua capacidade, e os leitos clínicos para pacientes com suspeita ou confirmação da doença, está em 180% da sua ocupação. Além disso, há três médicos afastados e um outro internado por conta da infecção do covid-19.