Comportamento

Romaria Votiva reúne centenas de agricultores no Santuário de Caravaggio em Farroupilha

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM


A 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu centenas de agricultores e fiéis na esplanada do Santuário em Farroupilha na manhã desta quarta-feira (02). O tempo bom ajudou para que mais de 100 tratores estivessem presentes na tradicional benção as máquinas agrícolas.

Iniciada em 1899, a Romaria Votiva é uma das maiores festas religiosas da região. “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus” foi o lema desta edição, ao parafrasear o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. A festa contou com a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha, entre outras cidades da Serra.

O agricultor Matheus Pegoraro, que mora e trabalha em Linha São João, no interior de Farroupilha, comentou que além da tradição, a Romaria Votiva é um momento de reencontro entre os trabalhadores.

“A gente gosta de participar pela tradição né? Devido a toda história com o pedido pela chuva, como a gente já conhece. E é muito bonito estar aqui, pedindo ajuda para o clima deste ano. Além disso é um bom momento para encontrar os amigos, estar reunidos e trocando experiências”, disse.

Conforme a história, no final do século XIX, Farroupilha e região enfrentaram uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 2 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora.

No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva.