Agradecer! Agradecer! Agradecer!
Essa foi a palavra mais ouvida ao longo dos quatro dias da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que começou na quinta-feira (26) e se estendeu até o domingo (29), no Santuário em Farroupilha. Conforme números divulgados no final da tarde, pouco mais de 100 mil pessoas estiveram no local durante o período de festa.
A chuva e a instabilidade no tempo foram responsáveis para que o número não fosse ainda maior. Eram esperadas cerca de 300 mil pessoas. Isso, porém, não abalou a fé e a religiosidade dos peregrinos que encararam todas as adversidades para irem ao local santo.
O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, fez uma avaliação positiva da romaria.
“Nosso objetivo atingido, já que a nossa meta é levar fé aos corações, a esperança aos cristãos que caminham rumo aos céus, a casa do Pai e ao Santuário definitivo, que é Cristo, o templo do Espírito Santo. E assim nós estamos muito felizes já que multidões passaram por aqui”, disse.
Entre os milhares e milhares de agradecimentos estava o de Rogério Silveira de Oliveira, de 42 anos, de Caxias do Sul, que relatou que deveria ter pago uma promessa em 2018, mas veio ao Santuário somente agora devido a um acidente que sofreu. Mas ainda assim, ele fez questão de realizar os 19 quilômetros até a Igreja em agradecimento a cura de uma doença.
“Eu devo muito a Nossa Senhora do Caravaggio, que me livrou de uma doença muito forte ao longo de um ano. E hoje eu estou aqui com muita força e disposição para seguir atrás de meus objetivos e ser cada dia mais uma pessoa melhor”, disse.
Conforme números da Brigada Militar, na quinta-feira, dia votivo, foram 65 mil pessoas que passaram pelo Santuário; na sexta-feira, o número foi de 6 mil; já no sábado, foram 26 mil e no domingo e último dia, em torno de 9 mil pessoas estiveram no local.
Ao todo foram celebradas cerca de 40 missas, todas transmitidas, inclusive na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), atingindo cerca de 1 milhão de pessoas nas redes sociais do Santuário.
Ainda de acordo com o reitor, não há descanso, o acolhimento aos peregrinos segue já nesta segunda-feira (30) e ao longo do ano, já que não há hora para que um filho procure a mãe de Caravaggio.
“A partir de amanhã estamos aqui de novo. O Santuário acontece no dia a dia, com romeiros que vem até mesmo a noite para serem acolhidos”.
A 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que voltou a ocorrer de forma presencial após uma pausa de dois anos devido aos protocolos da pandemia da Covid-19, foi marcada pelo agradecimento. Seja ele pela saúde, pela vida ou por uma graça alcançada, o agradecimento foi a marca desta edição.
Como salientou o Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Don José Gislon, a pandemia reeducou as pessoas, ensinando que o agradecimento também faz parte da vida.
“Depois daquilo que nós passamos como humanidade, nós nos reeducamos. Porque muitas vezes somos de pedir e pedir a Deus, e esse período fez com que a gente olhasse a vida e aprendesse também a agradecer. Temos Deus todos os dias na nossa vida e às vezes esquecemos de agradecer e quando a vida se torna frágil e nós reaprendemos a nos erguer, também aprendemos a agradecer”, disse.
No final da festa foi lançada a 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio que terá como tema: “Fonte da Alegria, rogai por nós!”. nos dias 26 e 27 de maio de 2023.