Comportamento

Romaria das PcD ao Santuário de Caravaggio terá mudanças este ano de 2023, em Farroupilha

A principal mudança é o estabelecimento de uma data única para o evento, sendo no dia 21 de maio

Peregrinos na 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio
Foto:  Luiz Carlos Kuhn
Peregrinos na 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio Foto: Luiz Carlos Kuhn

A Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha, terá mudanças em 2023, quando chega a sua segunda edição. A principal delas é o estabelecimento de uma data única para o evento: 21 de maio, quando ocorre independentemente da condição climática.

Assim, com tempo bom, a programação prevê saída defronte ao Pronto Atendimento (PA) da Unimed em Farroupilha às 14h, bênção em frente ao Santuário às 15h30min e Santa Missa às 16h. Em caso de chuva, acontecerá carreata, com partida também às 14h, do PA da Unimed, para participação na celebração religiosa das 15h.

“A intenção é fixar uma ‘data nobre’ como sendo o dia da Romaria das Pessoas com Deficiência”, diz o coordenador do evento, Giovani Antonio Capra, presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef).

Ele reforça que a ideia de que a Romaria PcD seja a última pré-romaria antes da festa principal leva em conta que, com o passar dos anos e a consolidação da promoção, toda PcD poderá se agendar com antecedência para a programação. Este ano, a Romaria ao Santuário de Caravaggio, em sua 144ª edição, acontece de 26 a 28 de maio.

Outra modificação na Romaria das Pessoas com Deficiência é a não-solicitação de inscrição prévia dos peregrinos:

“Ano passado, pedimos que se credenciassem antes para que pudéssemos mais ou menos dimensionar um evento que estava tendo sua primeira edição”, explica Capra. “Este ano, além da experiência que trazemos de 2022, temos a ampliação da comissão organizadora, que conta com nove das principais entidades representantes de PcD em Caxias do Sul e em Farroupilha, as quais, pelo próprio envolvimento com o planejamento da promoção, podem divulgá-la melhor junto a seu público e outras instituições de Pessoas com Deficiência”.

Em 2022, aproximadamente trezentas pessoas participaram da caminhada e outras seiscentas circularam no Santuário por conta da Romaria, segundo o Grupo Rodoviário de Farroupilha. “Como a tendência dos eventos é ter seu público ampliado, com o passar do tempo, esperamos receber em torno de 400 romeiros, em caso de tempo bom”, assinala o coordenador. “Com chuva, é aquilo: estamos ainda no processo de tentativa e erro, de modo que não temos como prever o número de participantes se o tempo não ajudar”.

O que será mantido na 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência é a possibilidade de os romeiros saírem de ponto que não o principal (o PA da Unimed). Em caso de tempo bom, as PcD que não tiverem condições de partir do local poderão fazê-lo do início da Avenida Dom José Barea – a reta que conduz ao Santuário – ou mesmo deslocar-se diretamente ao templo.