Na tarde desta quarta-feira (9), o técnico Rogério Zimmermann compareceu para uma entrevista coletiva onde anunciou sua saída do Brasil de Pelotas. Considerado o maior treinador da história do clube, esta foi a quinta passagem pelo Bento Freitas. Nesta passagem foram 31 jogos com 10 vitórias, 11 empates e 10 derrotas.
A decisão foi tomada após a eliminação na Série D do Brasileirão, esta que ocorreu para o Patrocinense-MG, na segunda fase da competição. Durante a entrevista ele ressaltou que os objetivos para a temporada 2023 foram cumpridos:
“Eu acho que nós atingimos todos os principais objetivos. Temos que lembrar como foi o final do ano passado para a formação do grupo com dificuldades financeiras”, disse.
Durante a primeira fase da Série D, o time de Pelotas se classificou na quarta colocação do Grupo 8, com 20 pontos, porém acabou sendo eliminado no primeiro mata-mata. Com esta campanha, a participação na quarta divisão da temporada 2024 foi confirmada, fato comemorado pela direção.
No Campeonato Gaúcho 2023 a campanha foi de meio de tabela, terminando a primeira fase na sétima posição com 13 pontos em 11 jogos.
“A primeira coisa é dizer que o meu contrato encerrou. Eu cumpri do primeiro dia ao último e encerrava na última participação do clube na Série D”, frisou Zimmermann.
As dificuldades desta passagem foram sobretudo financeiras, que pesaram na montagem do grupo de jogadores, destes que o profissional destacou que sempre houve entrega e comprometimento nos objetivos.
Ao longo de sua história, Zimmermann comandou o Brasil de Pelotas em 466 jogos, dois a menos que o treinador com mais partidas, que é Galego com 468.