Resgatar a identidade cívica e identificar as escolas através de hinos próprios foi o que levou o artista Rodrigo Soltton a realizar o projeto Cantando a Cidadania fomentado pelo Fundo de Cultura Municipal. Foram 12 meses de trabalho desde a captação de ideias e textos dos alunos de 22 escolas municipais. O trabalho resultou na gravação de um CD contendo os hinos que foram produzidos, pelo artista.
Solton elaborou a música, melodia e arranjos, pensando em criar uma identidade própria para cada escola, respeitando as ideias iniciais dos alunos, mediado pela técnica a um objetivo de representação própria do compositor reverenciando as melhores qualidades de cada instituição.
“O hino não é refém de regime político nenhum, apesar de muitos associá-los a períodos de excesso de nacionalismo é importantíssimo e deve ser ensinado nas escolas”, destaca o artista autor do projeto Cantando a Cidadania.
“Plantamos sementes de amor pelas escolas que cada criança estará regando, a música desperta sentimentos positivos e é isso que desejamos com este projeto, destaca Soltton, que ficou encantado com o entusiasmo das direções ao ouvirem as obras.
O projeto tem a coordenação técnica de Maria Stefani Dalcin, artes de Alexandre Pillotti e fotografia de Altemir Seibel.
O lançamento do projeto Cantando a Cidadania acontece dia 25 de outubro às 14 horas na Escola Municipal Ernesto Dornelles com a presença das direções das demais escolas.