Cidades

Rio Ibirapuitã volta a transbordar em Alegrete, na fronteira Oeste do Estado

Nesta quarta, a manhã é de sol na cidade da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

Rio Ibirapuitã volta a transbordar em Alegrete, na fronteira Oeste do Estado
Foto: Renato Grande/ DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE ALEGRETE/ CP


O rio Ibirapuitã, em Alegrete, mede na manhã  desta quarta-feira (27), 9,78m, e retorna à cota de inundação, que é de 9,70m. Segundo a Defesa Civil municipal, a tendência é que o volume suba ainda mais nas próximas 24 horas. É a segunda vez que o Ibirapuitã transborda em duas semanas. Nesta quarta, a manhã é de sol na cidade da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Por prevenção, as 92 famílias, sendo 31 desabrigadas e outras 61 desalojadas, aguardam a evolução do quadro climático para poderem retornar com segurança às casas. Os bairros Santo Antônio, Vila Nova, Promorar, Canudos, Vila Izabel, Centenário e Macedo foram os mais atingidos.

Já em Itaqui, o rio marca 6,44m, baixando, dentro da cota de atenção. Em Uruguaiana, o rio Uruguai marca 7,58 m, baixando, dentro da cota de alerta. Em Barra do Quaraí, divisa com Bella Unión, no Uruguai, o rio Quaraí mede 6,66 m, recuando em média 1,5cm por hora. Por sua vez, em Manoel Viana, segundo também a Defesa Civil municipal, o rio Ibicuí mede 8,51 m, mantendo o recuo moderado.

 

Com Correio do Povo