O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) faz um alerta neste início de temporada de verão aos banhistas. Desde 18 de dezembro, oito pessoas morreram por afogamento no Rio Grande do Sul – todas as ocorrências foram registradas em áreas sem guaritas. Além disso, os casos ocorreram somente em águas internas, como rios e cachoeiras.
Duas das ocorrências foram registradas neste domingo, sendo que em um dos casos aconteceu na localidade de Volta Alegre, no interior do município de Espumoso, no norte gaúcho. Os bombeiros foram acionados para resgatar o corpo do jovem Vitor Mendes de Oliveira, de 21 anos que havia desaparecido ao mergulhar em um açude.
Em outro caso deste domingo, um homem de 64 anos, identificado como Ernesto Borre, de 61 anos, morreu afogado no Rio Guarita, entre os municípios de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale. Conforme as informações, ele se banhava com familiares, quando desapareceu nas águas.
A Operação Verão iniciou há nove dias e os dados, divulgados nesta segunda-feira (27), foram contabilizados até domingo (26). O chefe de operações do CBM, tenente-coronel Isandré Antunes, destaca que todos os fatos foram em rios, lagos, lagoas e açudes.
Segundo Antunes, não há um comparativo com o mesmo período da temporada passada porque no último verão foi feita apenas uma contabilidade total, entre dezembro de 2020 e março deste ano. Na ocasião, houve 58 mortes por afogamento em áreas não cobertas pelos guarda-vidas.
No mar, tanto em áreas com guaritas quanto em pontos descobertos, não houve registro de mortes por afogamento até o momento. E, em todo o Rio Grande do Sul, nos 275 postos de salvamento, não houve óbitos neste início de temporada. Ao todo, já ocorreram 58 salvamentos, sendo 40 no Litoral Norte, 15 em águas internas e um no Litoral Sul.
Entretanto, é necessário cautela durante o banho de mar. Destes 58 afogamentos, 25 aconteceram somente neste último domingo (26). Dado que corresponde a 43% de todos os resgates feitos desde o início da operação.
Além disso, os salvamentos nesta temporada, entre 18 de dezembro e 26 de dezembro, superam o verão passado em relação ao mesmo período e têm quase o mesmo número dos dias semelhantes em 2019, quando não havia pandemia. Segundo o CBM, em 2020 foram 40 resgates e no ano retrasado foram 63 nos primeiros dias da Operação Verão.
Nesta edição da Operação Verão, estão atuando 950 guarda-vidas militares e civis temporários. O trabalho se estende até o dia 6 de março de 2022. Os horários de atuação nas guaritas são sempre entre 8h30min e 19h durante todos os dias.
Foto: Rd Foco