Na manhã desta quinta-feira (8) por volta de 09h, em Porto Alegre chegou mais 301.550 doses de vacina contra a Covid-19. São 141.800 de Coronavac e 159.750 da AstraZeneca. O avião aterrissou no Aeroporto Salgado Filho, com o apoio da Polícia federal. As doses devem ser distribuídas para as cidades ainda nesta semana.
Em Caxias do Sul, as vacinas estão sendo aplicadas em profissionais da saúde, com vinculação a um estabelecimento de saúde ou autônomos com CNPJ, de 35 anos ou mais. Além de profissionais da área de Segurança Publica. Já os idosos devem aguardar a quantidade recebida e posterior divulgação da faixa etária pela Secretaria Municipal de Saúde.
Profissionais da saúde:
Os agendamentos serão realizados pelo site agendamento.caxias.rs.gov.br. As vacinas agendadas serão aplicadas até esta sexta-feira, das 9h às 16h, nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. As doses só serão aplicadas na UBV escolhida no ato do agendamento.
Estão contemplados nesta etapa os profissionais das seguintes categorias: médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, quiropraxistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de odontologia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, funcionários de farmácias, doulas, recepcionistas, secretárias e atendentes de clínicas e consultórios, profissionais de educação física, biólogos e médicos veterinários.
Para a vacinação é exigida a comprovação de vinculação com estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde (exemplos: farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, ambulatórios). O profissional deve apresentar registro ativo no respectivo Conselho ou Associação (quando aplicável) ou comprovante de pagamento de anuidade E TAMBÉM a seguinte documentação para comprovar atuação: para aqueles que atuam como funcionários, levar carteira de trabalho ou contracheque atual que comprove profissão/ vinculação com serviços de interesse à saúde; para os autônomos, alvará de localização ou cadastro ativo no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); autônomos que não tiverem alvará ou CNES em seu nome deverão apresentar uma declaração assinada pelo titular do documento; profissionais de educação física devem seguir orientações do CREF Caxias para agendamento, pois devem apresentar documento específico. A SMS alerta que informações falsas são passíveis de responsabilização nas esferas civil e criminal.
Também é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de agendamento, bem como o Cartão SUS (não obrigatório). A SMS alerta que o agendamento garante a vaga, mas que a vacina só será aplicada se o profissional comprovar atuação em serviços de saúde, conforme descrição anterior.
Segurança Pública
A imunização em Caxias do Sul está acontecendo na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, sendo aplicada por militares profissionais da saúde do próprio batalhão. As doses começaram a ser aplicadas na terça-feira e de acordo com a última atualização mais de 500 profissionais já haviam sido vacinados
A imunização dos profissionais da segurança está ocorrendo em diferentes cidades da serra, após a priorização dos profissionais das forças de segurança, autorizada no Plano Nacional de Imunizações (PNI). Desde o início da pandemia, 222 policiais da região da serra testaram positivo para a doença, e no momento, apenas seis ainda não estão recuperados.