Rico e exibido

Olha, mesmo trabalhando em veículo de comunicação, não gosto de pavões. Estas pessoas que gostam de aparecer e que não resistem aos holofotes ou microfones. No final de semana se revelou que um playboy de Santa Catarina mandou lavar os pés com champanhe importado. Caríssimo. Esnobação pura e atingiu seu objetivo: aparecer em colunas sociais.

Pois hoje o novo queridinho do empresariado do sul do Brasil, Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan deve anunciar investimentos milionários no Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves e Caxias torcem para que ele coloque a serra no seu roteiro. Será bom, sem dúvida.

Bem, sei que isto não vai pesar na decisão do Hang, mas não gosto deste estilo provocador e egocêntrico dele. Além de milionário é um exibido. Aliás, são pouquíssimos os empresários que se dão a este luxo. Ele tem feito a nova frente do liberalismo e escolheu a esquerda brasileira, sua estrela máxima que é Lula e o PT como adversários. Aqui no RS ele amaldiçoou a burocracia – viu, não dá pra dizer que discordo dele em tudo?

A sua loja, em Chapecó, foi alvo de piquete na manhã de segunda no protesto contra a reforma da previdência e ele não titubeou. Fez vídeo oferecendo mortadela e carteira de trabalho aos desocupados.

Invejo o sucesso de Hang. Invejo não, admiro. Ele se jacta deste sucesso e imagina que todos podem ser milionários como ele. Basta querer. Ora, sabemos que não é bem assim, que ele é milionário e abaixo deles há um exército de assalariados sem os quais sua fortuna seria bem menor. Ele pensa ser um bem feitor porque dá empregos. Esquece que isto não é tudo, que pra ter sucesso precisa descobrir caminhos e, muitas vezes, amassar a concorrência sem dó.

Mas ele tem um discurso que cada vez mais agrada a uma grande gama de brasileiros e com certeza tem mais adeptos e seguidores do que muita gente sensata neste país.

Já entrei numa loja Havan. Da fato, um empório completo. A estátua da Liberdade fake na porta é apenas mais um exibicionismo. Se os preços são bons? Talvez. Mas o cara precisa provocar e colocar mais gasolina nesta fogueira política que o Brasil vive? Deixa isto pra políticos e ativistas seu Luciano e continue empreendendo. Porque nisto o senhor já mostrou ser bom.