O Rio Grande do Sul deve ser atingido, entre sexta-feira e domingo, por fortes temporais, com expressivo volume de chuvas, acompanhadas de fortes rajadas de vento, alta incidência de descargas atmosféricas e granizo.
O tempo muda ainda na manhã de sexta-feira, dia 29, quando um sistema de baixa pressão se consolida sobre o estado e há risco de tempestades durante todo dia. No sábado, a área de baixa pressão se desloca para o Oceano Atlântico e fica na costa gaúcha. Segundo a previsão, na grande Porto Alegre, nos Vales e na Serra, a chuva será constante, mas na Fronteira Sul já não haverá mais registro de instabilidade.
No domingo, novas massas de ar avançam do Paraguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul. Nas Fronteiras Sul e Norte, além do Nordeste gaúcho, há risco de temporais ainda pela manhã. As tempestades podem atingir todo estado entre a tarde e a noite de domingo.
Em virtude da grande incidência de raios e possibilidade da falta de energia elétrica, a Rio Grande Energia (RGE), emitiu nota informando que está mobilizada para atender ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível caso as previsões se confirmem. Para agilizar os atendimentos os clientes podem avisar a empresa sobre a falta de energia pelo SMS Center.
Para isso, basta enviar a palavra LUZ e o “Seu Código”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.
Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar no SMS Center enviando a palavra IN e o “Seu Código” para o mesmo número.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
- Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
- Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
- Afaste-se de janelas e portas metálicas.
- Evite os banhos nos momentos de tempestades.
- Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
- Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.