Na noite desta quarta-feira (21), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, juntamente com a secretária de Planejamento, Margarete Bender, esteve no Salão Paroquial São José, no Desvio Rizzo, para apresentar o projeto de revitalização do principal acesso ao bairro. As obras ocorrerão na porção urbana mais ao oeste e integram a estrutura viária principal da localidade.
A proposta da revitalização compreende da restruturação da Avenida Alexandre Rizzo, desde a RSC-453, até o entroncamento com a Rua das Rosas, com readequações da geometria, pavimentação asfáltica, drenagem, esgoto sanitário, iluminação pública, implantação de ciclovia/ciclo faixa, acessibilidade universal, sinalização horizontal, entre outras melhorias.
“O projeto prevê toda a implantação da rede de esgotamento pluvial, o refazimento da rede onde já existe, transposição de redes que cruzam as quadras trazidas pelo sistema viário e o esgotamento sanitário através da rede separadora absoluto, pois aqui ainda não houve o atendimento” explica Margarete Bender, secretária de Planejamento.
Conforme a explicação apresentada, será implantada entorno de 1.800 m de ciclovia, pavimentação de 30.000m² de passeios para pedestres, iluminação pública em 1.800 m de vias, paisagismo com execução de aproximadamente 20.000m² de grama e pavimentação asfáltica da ordem de 70.000m².
A vereadora Gladis Frizzo, moradora do Desvio Rizzo, relata que a obra já era aguardada há muitos anos pela comunidade.
“Esse projeto estava pronto em 2009, e, todo ano que trocava o prefeito, nós pedíamos que fosse feita essa obra. Estamos aqui com mais de 70 mil habitantes, na região do Rizzo, então não comporta mais naquela sinaleira. É atraso de horário, congestionamento diário, pedestres não têm com atravessar as pistas, então temos que agradecer o prefeito pela coragem junto a administração”, disse Gladis.
A concepção do projeto foi coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, com a participação de vários técnicos. As licitações serão desenvolvidas na Cenlic (Central de Licitações) e a fiscalização das obras deverá ficar com equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, além do SAMAE.
ORÇAMENTO
A obra tem um custo orçado em aproximadamente R$ 28 milhões, além de um custo aproximado de R$ 3 milhões em indenizações.
CRONOGRAMA
Para a execução desta obra, estima-se necessário um prazo de 18 meses, sendo que a expectativa para início deve ser entre janeiro e fevereiro de 2023. O projeto ainda deve passar por aprovação na Câmara de Vereadores. Adiló Didomenico relatou que pretende entregar a obra ainda em seu mandato.
“Eu acompanho e conheço o dia a dia da comunidade do Rizzo há muitos anos como fornecedor e comerciante. Frequentei muito essa região, acompanhei o crescimento, talvez seja a região que mais cresceu nos últimos anos, onde os pedestres, todos os dias, precisam disputar com os automóveis. O trânsito não flui adequadamente…enfim, resolvem encarar esse projeto, é um investimento altíssimo, poderíamos fazer obras em outros lugares, mas essa comunidade está esperando há muitos anos, e chegou a hora de fazer”, disse o prefeito.