Brasil

Reunião pública define reforço na segurança no Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul

Brigada Militar terá base móvel comunitária e a presença de agentes da inteligência no local.

Reunião pública define reforço na segurança no Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul

A Comissão de Segurança e Proteção Social (CSPPS) do Legislativo caxiense realizou na tarde desta quarta-feira (14), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião pública para tratar sobre os últimos incidentes registrados no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino. Vídeos circularam nas redes sociais, no último final de semana, com pessoas segurando armas e gritando palavras de ordem em referência a uma organização criminosa.

Durante o encontro, responsáveis pelas forças de segurança da cidade, o Poder Executivo municipal, vereadores, proprietários de estabelecimentos e moradores dos bairros São Pelegrino, Rio Branco e Centro, discutiram possíveis formas de atuação para que os casos de violência e perturbação do sono tenham um ponto final.
Na oportunidade, o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), Major Flori Chesani Junior, disse que a corporação vai realizar atividades no Largo da Estação Férrea visando o bem-estar dos frequentadores do local e os moradores dos bairros.

“Vamos adotar a partir desta quinta-feira (15/06) várias medidas de segurança, inclusive utilizando no local, a base móvel comunitária da BM com agentes de inteligência para identificar possíveis irregularidades”, disse Chesani. 

Chesani foi enfático e cobrou do Poder Público e das autoridades a necessidade de uma iluminação melhor nos postes e nas ruas que formam o Largo da Estação Férrea.

“A Brigada vai atuar, mas precisamos de iluminação. Não sei se os empresários dos estabelecimentos locais podem ajudar, mas faço esse pedido à prefeitura. Iluminação já inibe.  O policiamento vai atuar de forma preventiva, com certeza”, completou Chesani.

Já o secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa, salientou que o prefeito Adiló Didomenico não tem medido esforços para que o Estado envie novos soldados da Brigada Militar e integrantes da Polícia Civil para Caxias do Sul. Salientou que os efetivos são menores do que o número necessário em relação ao tamanho da cidade. Quanto ao problema no Largo da Estação Férrea, o secretário disse que a Guarda Municipal estará mais presente para coibir os fatos registrados no último final de semana.

“Em relação ao patrulhamento no local, não conseguimos manter uma frequência pois a Guarda está em diversos lugares. Entretanto, vamos fazer nossa parte intensificando a fiscalização nessa área da cidade”, finalizou o secretário.

De acordo com o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Alfonso Willenbring Júnior, a pasta através da sua fiscalização tem feito centenas de autuações devido ao desrespeito às leis de trânsito, não só no Largo da Estação Férrea, mas em vários locais do município. Alfonso também disse durante a reunião pública, que a secretaria estuda o bloqueio de pontos específicos em ruas localizadas nas proximidades do Largo da Estação Férrea para coibir as imprudências e possíveis atos de violência.

“Estamos pretendendo, quem sabe, o bloqueio da esquina da Feijó Júnior com a Augusto Pestana nos finais de semana. Nos trilhos, já colocamos as colunas com alças para colocar correntes. Vamos analisar. Recordo que o monitoramento eletrônico que a prefeitura irá fazer deverá preencher esse local. A gente também recebeu sugestões e estamos elaborando um Projeto de Lei pensando em um estacionamento pago na Rua Augusto Pestana. Isso poderia auxiliar no combate aos atos ocorridos”, concluiu Alfonso.

O Delegado Regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, atualizou durante a reunião pública, as ações da polícia na apuração e investigação do que aconteceu no Largo da Estação Férrea.  Para ele, é fundamental identificar os possíveis criminosos que agiram no último final de semana.

“Quando tomei conhecimento do fato, determinei ao delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a instauração de inquérito policial e investigação com base nas imagens mostrando pessoas. É preciso identificar os envolvidos. A nossa expectativa é trazer boas notícias no decorrer dos próximos dias. O que já sabemos é que nem todos os vídeos divulgados nas redes sociais estão relacionados aos fatos do último final de semana”, finalizou o Delegado. 

Após os representantes das forças de segurança da cidade e do executivo municipal deixarem suas manifestações, o espaço foi aberto para colocações dos vereadores. Na visão do presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, a reunião pública foi muito importante porque traçou um caminho para uma ação conjunta e eficaz no Largo da Estação Férrea.

“Não podemos mais aceitar o que aconteceu no último final de semana. E a Câmara, nesta quarta-feira, abriu mais uma vez o espaço para que a problemática tivesse uma solução. Esperamos que a nossa Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda e Fiscalização Municipal unifiquem suas ações de forma intensa, inclusive localizando os marginais que transformaram o local em uma área de medo”, desabafou Dambrós. 

Depois dos vereadores foi a vez de representantes de estabelecimentos e também de bares localizados no Largo da Estação Férrea falarem sobre o que tem vivido no local. Algumas lideranças comunitárias, entre elas, do bairro São Pelegrino, Rio Branco e Centro, afirmaram que os moradores não aguentam mais a situação e que o descanso não faz mais parte da vida cotidiana das pessoas que ali residem.

Ao final da reunião pública, o presidente da Comissão de Segurança e Proteção Social (CSPPS) do Legislativo caxiense, vereador Alexandre Bortoluz/PP, que comandou o encontro, disse que aguardava uma resposta eficaz das forças de segurança da cidade e do Executivo municipal. Comemorou a presença de vários vereadores e moradores dos bairros São Pelegrino, Centro e Rio Branco, que lotaram a Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

“Sim, agora temos uma definição. Agora terá uma ação permanente naquele local com a Brigada Militar. Contudo, é preciso de a Guarda a Fiscalização Municipal se unam com a nossa BM, atuando em conjunto para melhorar a vida dos moradores das proximidades e dos frequentadores da vida noturna do Largo da Estação Férrea”, finalizou Bortoluz.

Também participaram da reunião pública, os vereadores Adriano Bressan/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Diel/PDT, Maurício Scalco/NOVO, Renato de Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.