O Gabinete de Crise do Governo do Rio Grande do Sul se reúne nesta quinta-feira (21) para debater a liberação de bailes e eventos festivos no Estado, possivelmente a partir da próxima semana. Na segunda-feira (19), integrantes de associações e representantes de casas noturnas afirmaram que os protocolos para realização de eventos destes moldes estavam aprovados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O protocolo teria sido aceito e não será necessária a realização de um evento teste antes da oficialização da retomada dos eventos festivos. Festas infantis também serão liberadas. Os protocolos foram apresentados mediante ideias de entidades ligadas à musica, representantes de bandas, Associações de Bandas de Bailes do Rio Grande do Sul, representantes de casas noturnas e de espetáculos e demais representantes do setor de eventos, com apoio do Deputado Federal Ernani Polo.
LEIA MAIS
Com protocolo aprovado, bailes e eventos festivos devem ser liberados no Rio Grande do Sul
Ainda no mês de setembro, o governador havia sinalizado a liberação dos eventos em questão, de forma a evitar festas clandestinas e sem nenhuma norma de prevenção.
A capacidade de público deve ser reduzida entre 30 a 50% da disponibilidade total dos estabelecimentos, além do espaçamento de 1,5m e disponibilização de camarotes e mesas para grupos reduzidos, bem como a higienização de calçados, mãos e aferição de temperatura de todos os presentes.
Confira um vídeo divulgado pelos representantes.