Comportamento

Reunião na segunda-feira, dia 13, vai debater situação da saúde pública em Caxias do Sul

Local destinado será o andar ocupado pelo Cerest Serra, que será devolvido ao governo do Estado. Foto: Mauro Teixeira/RSCOM
Local destinado será o andar ocupado pelo Cerest Serra, que será devolvido ao governo do Estado. Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

Na segunda-feira (13/12), às 9h, o Legislativo caxiense receberá no plenário uma reunião para tratar da saúde pública, tema que tem cada vez mais preocupado a comunidade e também os gestores dos hospitais que atendem pelo SUS em Caxias do Sul e Região e o poder público. O encontro foi proposto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo (CSMA), presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT.

Rafael Bueno tem denunciado diversos assuntos sobre os graves números da saúde pública. O parlamentar tem recebido diversos pedidos de moradores para encaminhamentos de consultas, exames e cirurgias. Em razão disso, resolveu promover a reunião, que terá a presença dos gestores dos principais hospitais de Caxias do Sul, da Secretaria Municipal da Saúde e da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Um dos principais pontos da reunião será a discussão sobre os números da saúde em Caxias do Sul e que têm sido apontados pelo vereador: mais de 40.000 pessoas aguardam por consulta com especialistas, enquanto 9.000 esperam exames e 8.200 estão na fila por cirurgias eletivas em diversas especialidades. Apenas na traumatologia, quase 2.000 pessoas esperam procedimentos cirúrgicos.

Na semana passada, os cinco vereadores que integram a CSMA fiscalizaram o atendimento nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caxias do Sul (Central e Zona Norte), quando verificaram de que forma as pessoas estão sendo atendidas, tempo de espera e escalas e serviços prestados pelos servidores, entre outras situações. Algumas constatações verificadas serão também tratadas na reunião pública desta segunda-feira.