Comportamento

Reunião na prefeitura de Bento marca a apresentação de decreto vigente com a bandeira vermelha

Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM

Em reunião no final da manha desta terça-feira (1) na prefeitura municipal de Bento Gonçalves, com a participação do prefeito Guilherme Pasin e também de secretários do município e representantes de entidades, foram discutidas as medidas adotadas no decreto a partir da determinação e confirmação da bandeira vermelha nesta segunda-feira (30), no modelo de distanciamento controlado do Governo Estadual.

Marcaram presença no encontro, representantes de entidades como CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviços), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindilojas, através do presidente Daniel Amadio, Bento Conventiom e Segh (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria), por meio da diretora da entidade Marcia Ferronato, além do Subcomandante do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, Major Luís Fernando Becker.

Com o rompimento do modelo de cogestão, o município nao possui mais nenhum poder de flexibilização, sendo obrigado a seguir o decreto estadual. A reunião, portanto, foi voltada para apresentação do decreto estadual e que deverá ser seguido pelo município por pelo menos 15 dias.

Dentre as medidas que deverão ser adotadas, estão a restrição do horário de funcionamento do comércio até às 20h, o que inclui comércios de rua e de shoppings, também com a operação de 25% dos trabalhadores dos estabelecimentos em caso de comércio varejista não essencial.

Bares e restaurantes podem operar até às 22h, sem música ao vivo nos locais e com serviços de delivery e take-way somente até às 23h. Fica vedado o atendimento self service, ficando os funcionários dos estabelecimentos responsáveis por servir os clientes. Outra limitação em relação ao funcionamento desses estabelecimentos é a capacidade reduzida a 25% da capacidade.

Já os restaurantes às margens de rodovias podem receber clientes até às 23h.

Eventos sociais e corporativos estão cancelados.

Todas as medidas que deverão ser adotadas com a bandeira vermelha podem ser acessados no site da prefeitura.

O decreto oficial com as medidas deve ser publicado no decorrer da tarde desta terça-feira.