Uma reunião entre a União das Associações de Bairros (UAB) de Farroupilha e a Brigada Militar (BM) ocorreu na última sexta-feria (12), no salão da comunidade do bairro Cruzeiro. Além dos presidentes de bairros esteve presente o subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36 BPM), major Juliano Amaral. Ele apresentou números e estatísticas do trabalho da BM na cidade e ouviu as demandas dos presidentes e moradores presentes.
Durante a reunião, o major falou sobre a defasagem de policiais em Farroupilha e no Estado. Conforme ele, o deficit na cidade chega a 55% do ideal. Mas ressaltou que o policiamento comunitário segue trabalhando para conter o avanço da criminalidade na cidade. Ele destacou as constantes prisões principalmente no combate ao tráfico de drogas.
Juliano avaliou a reunião como positiva pelo fato de a BM estar presente nas comunidades e conhecer os presidentes dos bairros para realizar um trabalho conjunto. Ele deixou todos os canais de contato com a BM com os presentes e reforçou que, além do 190, que é o principal número, o wathaspp da BM também está disponível para denunciais. Mas ressaltou que o uso do aplicativo não deve servir como uma central de ocorrências.
Para Paulo Ricardo Scariot, presidente da UAB, a reunião teve como objetivo o estreitamento de laços com os órgão de segurança pública da cidade.
“Isso é muito importante, precisamos estar unidos, se cada um fizer a sua parte e trabalharmos juntos, teremos resultados, precisamos trabalhar de mãos dadas para o bem comum. Está foi a ideia da reunião” disse.
Também foi apresentado para a comunidade um drone e um micro-ônibus que a BM ganhou. O drone está operando desde o começo do ano, auxiliando no mapeamento aéreo dos bairros da cidade, ampliando a cobertura de operação. Já o micro-ônibus foi cedido pela Visate e pela Marcopolo e servirá como uma base móvel comunitária, operando no interior e nos bairros atendendo a população.