Bento Gonçalves

Reunião entre Ministério Público e prefeituras da região debate plano de gestão do Vale dos Vinhedos

Imagem: MP - BG
Imagem: MP - BG

Neste ano de 2022 o Vale dos Vinhedos tem sido uma pauta constante em Bento Gonçalves e região. Projetos de megaempreendimentos no local turístico criaram debates desde o poder decisivo dos conselhos até a forma como ocorre o desenvolvimento da região. Por conta destas questões, o Ministério Público reuniu-se na última semana com os prefeitos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi para criar um plano de gestão do vale.

O encontro foi realizado pela promotora Carmen Lúcia Garcia e, na conversa com os prefeitos Diogo Siqueira de Bento Gonçalves, Sérgio Chesini de Garibaldi e Adenir José Dallé de Monte Belo do Sul, discutiu-se uma forma de buscar soluções conjuntas para preservação da paisagem e valores culturais do Vale dos Vinhedos.

A ideia do encontro é permitir que as prefeituras ajam em sintonia em relação a suas ações no Vale dos Vinhedos. Um exemplo é para caso um projeto seja vetado em Garibaldi, ele também não tenha aprovação em Monte Belo do Sul sem passar pelas adequações necessárias para estar no Vale.

Conforme as informações repassadas pela prefeitura de Bento Gonçalves, o encontro teve como definição a elaboração de um termo de referência “a ser organizado pelo IPHAE, e posterior elaboração do plano de gestão da paisagem conforme legislação vigente. Será constituído um grupo de trabalho, coordenado pelo IPHAE, juntamente com o corpo técnico de cada Município.”

Um novo encontro está marcado para acontecer ainda em setembro. O Portal Leouve procurou as prefeituras de Monte Belo do Sul e Garibaldi para obter detalhes de seus posicionamentos na reunião, porém, até o fechamento da matéria não havia recebido qualquer resposta.