Bento Gonçalves

Reunião define ações e suspende aulas nas escolas de Bento até quarta-feira

Reunião define ações e suspende aulas nas escolas de Bento até quarta-feira
Reunião definiu ações diante da crise (Fotos: Dariano Moraes)

O Gabinete de Gestão Integrada, transformado em Gabinete da Crise para concentrar demandas e definir ações diante das consequências provocadas pela greve dos caminhoneiros, realizou na tarde desta sexta-feira, 28, uma reunião com diversos segmentos e secretarias.

O prefeito Guilherme Pasin que coordenou a reunião questionou sobre qual era a situação de cada setor, visando adotar medidas preventivas de racionalização dos serviços e manutenção do que é essencial para a população como segurança, transporte, abastecimento de água e coleta de resíduos.

Dentre as medidas está a suspensão das aulas na rede municipal até quarta-feira,30. Neste caso, a medida além de beneficiar professores e alunos que enfrentam problema com a logística, também racionaliza o uso de água e alimentação.

Em relação ao estoque de combustíveis para a prestação de serviços de essenciais na área da saúde, segurança, abastecimento de água e transporte coletivo, estão sendo escoltados pela Brigada Militar caminhões de combustíveis com 15 mil litros de gasolina, 10 mil litros de diesel, 5 mil litros de etanol e 30 mil de óleo diesel destinado às empresas de transporte coletivo urbano de Bento Gonçalves.

As empresas do transporte urbano Santo Antônio e Bento, vivem circunstâncias semelhantes quanto ao volume de combustível disponível para manter o serviço. Os dirigentes das empresas confirmaram a manutenção para os próximos dias do cumprimento do itinerário mas com horários reduzidos das 5h30min às 8h30min, das 11h às 13h30min e das 16h30min às 19h30min. Após as 20h não haverá mais circulação de ônibus.

O volume de 30 mil litros de óleo diesel dá para as duas empresas manterem os ônibus circulando por até cindo dias, mas até lá haverá o monitoramento da greve e uma nova remessa de combustível pode aportar em Bento usando escolta.

As três licitações previstas para esta semana para aquisições não essenciais como material de expediente e material elétrico foram suspensas, compreendendo a dificuldade que os interessados teriam em deslocar. A ausência de empresas participantes mesmo justificada pelo momento tornaria o certame deserto exigindo nova publicação do edital e renovação dos prazos.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=qetC6BMEfjM[/embedyt]

A secretaria de segurança e o departamento de mobilidade urbana suspenderam algumas ações como balada segura e ações pontuais previstas na programação do maio amarelo, restringindo-se ao atendimento de acidentes de trânsito e demandas mais emergenciais.

O Superintende Executivo do Grupo Hospital Tacchini, Hilton Roese Mancio confirmou a suspensão de cirurgias eletivas e outros procedimentos não emergenciais.

Estão mantidos os serviços de hemodiálises e oncologia e de atendimentos de urgência e emergência. Segundo Mancio, o estoque de oxigênio e quimioterápicos dá para uma semana.

Sobre os insumos para manter o abastecimento de água na cidade o estoque existente atende até sexta-feira, dia 1º de junho, e foi incluído no rol de produtos a ser solicitado para o Gabinete da Crise no Palácio do Piratini para proteção de escolta para que chegue ao seu destino.

Conforme o andamento do movimento dos caminhoneiros poderão ser agendadas outras reuniões.