A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou, por unanimidade, na noite da terça-feira (25), o projeto que retoma as áreas rurais em parte do município. A aprovação corrige uma modificação, feita em 2018, no Plano Diretor, em que parte de localidades do interior foram urbanizadas e causou transtornos para empresas e agricultores.
Produtores de aves, principalmente, estavam com dificuldades de renovar suas licenças ambientais, expedidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para o trabalho, devido ao local onde estavam instalados ser área urbana.
Com a aprovação da medida, será criada apenas áreas urbanas pequenas em meio as rurais, com o intuito de permitir a implantação de cooperativas habitacionais e pequenos negócios da agricultura local. As cooperativas que já haviam adquirido os espaços continuam sendo detentoras da áreas.
A exceção é a Cooperativa Terra Gaúcha, que estava localizada em Nova Sardenha, nas proximidades da bacia de captação do Burati. Após diversas reuniões envolvendo órgãos ambientais, entidades de classe e a comunidade de Nova Sardenha, foi decidido que outra área será contemplada para a a cooperativa na revisão do Plano Diretor, marcada para ocorrer no próximo ano.