Comportamento

Resumão: Covid-19 no mundo

Resumão: Covid-19 no mundo

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 40.076.184 contaminados e 1.113.962 mortos no mundo. No Brasil são 5.224.362 contaminados e 153.675 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

TRATAMENTOS EFETIVOS

As formas de combate à Covid-19 ainda despertam dúvidas, mas já é possível dizer que houve evolução dos estudos e, hoje, sabe-se que alguns tratamentos ajudam efetivamente na recuperação. Entre os principais remédios estão os corticoides, que reduzem em um terço o risco de mortalidade pela doença quando utilizado em pacientes com quadros graves, o antiviral Remdesivir, liberado para uso emergencial nos Estados Unidos, e o coquetel de anticorpos monoclonais. Este último é visto como um dos mais promissores e foi usado no tratamento de Donald Trump. Há, por outro lado, aqueles que não tiveram a eficácia comprovada, como cloroquina e antirretrovirais.

ENTREGA DE RESULTADOS

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que as documentações referentes aos testes com a CoronaVac serão mandados à Anvisa nesta segunda-feira. Após o envio dos resultados do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, o político disse que respeitará o prazo de 60 dias estipulado pelo órgão para liberar a vacina à população. A aplicação nos voluntários iniciais não apresentou efeito adverso grave e a produção de anticorpos foi positiva, apontaram os envolvidos no estudo. “A vacina do Butantan com a Sinovac é a mais avançada neste momento”, ressaltou o governador.

PREOCUPAÇÃO NO VATICANO

Após a confirmação de que um morador da Casa Santa Marta, residência oficial do papa Francisco, está com Covid-19, as autoridades do Vaticano ligaram o alerta com relação à saúde do pontífice . Isso porque, além de ter 83 anos, ele precisou remover uma parte do pulmão por uma doença durante sua juventude na Argentina. Em comunicado, o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou que “a saúde de todos os moradores é monitorada constantemente”, sem dar mais detalhes sobre Francisco. Ainda de acordo com Matteo, o homem que testou positivo para a doença está assintomático e foi colocado em isolamento, assim como quem teve contato com ele.

ALERTA LIGADO NO ESPORTE

O aumento no número de infectados na região da Lombardia, norte da Itália, fez autoridades tomarem novas medidas restritivas que atingem diversos setores, como o esporte. Bares, pubs e restaurantes terão de fechar à meia-noite e competições esportivas regionais e amadoras que tenham contato físico estão suspensas. As regras, segundo o governador local, Attilio Fontana, valem até 6 de novembro e não incluem treinamentos e partidas de campeonatos profissionais. Apesar de uma nova paralisação total dos esportes ser improvável no momento, já se fala em tirar o público dos estádios e ginásios e até organizar uma “bolha” como foi feito na NBA.