Em uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (03), foi apresentado o IPTU Sustentável Digital, em Farroupilha. Estiveram presentes o atual secretário de Planejamento, Gabriel Tavares, o ex-titular da pasta, Deivid Argenta, o prefeito Claiton Gonçalves, secretários municipais e a equipe que viabilizou o projeto.
Desde a segunda-feira (02), até o próximo dia 30 de setembro, o contribuinte pode fazer o pedido de descontos no IPTU, através de ações que preservem o meio ambiente, de forma digital através do site da prefeitura, o pedido tem prazo de 30 dias para ser analisado.
O objetivo é facilitar o processo e desburocratizar o procedimento, além de eliminar uma grande quantidade de papel. O cidadão, que atender a pelo menos um dos dez requisitos necessários, pode entrar com o pedido de desconto, que pode chegar até 15% do valor total.
De acordo com Tavares, pelo menos 99% da população atende a pelo menos um dos requisitos, o que já justifica o desconto.
“São ações como ter a fachada pintada, passeio público em dia, energia fotovoltaica, reaproveitamento da água da chuva, enfim, ações que todos podemos fazer para que tenhamos um meio ambiente protegido. Também vale ressaltar que o desconto é válido por três anos a partir da da sua aprovação”
O principal objetivo do Programa IPTU Sustentável é estimular que os empreendimentos imobiliários e moradores de Farroupilha tenham ações sustentáveis e, por consequência, reduzam o consumo de recursos naturais, diminuindo impactos ambientais e contribuindo para uma cidade melhor para todos
Para quem não tiver acesso à internet, o pedido pode ser feito pessoalmente. Moradores de condomínios que desejarem obter o desconto, terão que fazer o pedido individualmente, já que o beneficio será concedido apenas para quem estiver em dia com o imposto.