Bento Gonçalves

Representantes dos Estados Associados ao Mercosul se reúnem nesta quarta-feira em Bento

Os presidentes da Cúpula devem se reunir nesta quinta-feira a partir das 11h.

Representantes dos Estados Associados ao Mercosul se reúnem nesta quarta-feira em Bento

Nesta quarta-feira (4) iniciam as atividades oficiais da 55° Cúpula do Mercosul no Hotel Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

A programação teve início às 14h30min com reunião privada dos chanceleres dos Estados partes do Mercosul. As 15h ocorre a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e a sessão dos Estados pertencentes. Com encerramento as 19h40min após o pronunciamento do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Na quinta-feira (5) ocorre a inauguração da 6° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal(PRF) instalada ao lado da Unidade Operacional (UOP) na BR-470 as 9h30min. Indaga-se o Presidente da República possa participar da inauguração e em seguida participar da Cúpula onde deve se encontrar com o presidente do Paraguai, Mário Abdo para acordos bilaterais.

Devem ser debatidos diversos temas durante o encontro como o reflexo externo da agenda interna brasileira, o aumento da competitividade, a abertura da economia e facilitação de negócios e redução de barreiras econômicas, além da diminuição da burocratização e aumento da cooperação. Ainda deve ser debatido acordos com países de fronteira como acesso policial para perseguição de criminosos e utilização de serviços públicos de ambos os lados, como educação, saúde, trabalho e mais.

O evento tratará ainda pinéis sobre desenvolvimento sustentável, combate à corrupção em países do bloco, defesa do consumidor em âmbito internacional e a agenda de enxugamento do Mercosul.

Os demais chefes da Cúpula são aguardados um pouco mais tarde. Onde ainda deve o ocorrer uma cerimônia de assinatura de atas às 12h30min seguida de uma foto oficial. Uma cerimônia de plantio das vinhas está programada para anteceder o almoço.

Haverá no encontro ainda homenagens aos Chefes pertencentes a Cúpula entregue pelo presidente Jair Bolsonaro que na oportunidade deve anunciar investimentos na área da saúde para o Rio Grande do Sul