A União das Associações e de Moradores de Bairros de Bento Gonçalves (UACB) recebeu, na noite da quinta-feira (25), a nova Gerente Regional da Corsan, Rosiane Leal Santos, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Luiz Ferreira, e o Secretário Municipal da Saúde, Gilberto Júnior. O vereador Ari Pelicioli (Cidadania) também esteve no encontro.
Na pauta, reivindicações da população sobre falta de água e, principalmente, morosidade para acesso a serviços de saúde como consultas, exames e medicamentos. “Temos reclamações de cirurgias que demoram mais de um ano, por exemplo. Mas na minha visão o encontro foi bom para recebermos respostas do Poder Público, relatou o presidente da UACB, Pedro Vitor Rizzo.
Recém-empossada Gerente Regional da Corsan em Bento Gonçalves, Rosiane Leal Santos celebrou o momento como forma de se aproximar da população. “A reunião foi positiva para que a gente consiga estreitar a comunicação com os usuários, recebendo as dinâmicas e problemas pontuais. Retornaremos para conversar sobre obras e planejamentos da concessionária para a cidade”, disse.
Rosiane também aproveitou a reunião para dar aos representantes das comunidades explicações de cuidados com o meio ambiente relacionados ao tratamento de água e esgoto na cidade.
Pelo Conselho Municipal da Saúde, Luiz Ferreira orientou os representantes sobre os melhores caminhos para irem atrás dos direitos com maior brevidade. “A saúde é um dever do estado. E tanto os atendimentos médicos quanto a questão da água envolve a saúde. E é preciso que os líderes comunitários tenham as melhores informações para que possam buscar junto às autoridades competentes os anseios da comunidade de forma correta, com substância nas suas proposições.”