Trânsito

Reportagem do Leouve testa simulador de capotagem na Festa da Uva

Reportagem do Leouve testa simulador de capotagem na Festa da Uva
Repórteres Mauro Teixeira e Ricardo Gatelli no dentro do simulador de capotagem. Foto: Reprodução

O Portal Leouve foi ao estande da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade na Festa da Uva 2019 para vivenciar de perto a experiência do simulador de capotamento, alcoolemia e cansaço, nesta sexta-feira (1º).

 

Na experiência de capotamento, um veículo especial está instalado em uma estrutura capaz de fazê-lo girar como em um acidente de trânsito. Os participantes receberão instruções antes e durante a simulação, reforçando a utilização correta dos equipamentos de segurança do veículo, como o uso do cinto, da atenção sobre objetos soltos dentro do automóvel e do uso indevido do telefone celular na direção.

Elas também perceberão a importância do uso de equipamentos de transporte para crianças, como as cadeirinhas. No término da atividade, as pessoas serão orientadas a sair do veículo com segurança em caso de acidentes e poderão auxiliar os demais ocupantes.
Sobre a simulação de alcoolemia, os visitantes receberão um óculos especial que dará a sensação, em motoristas sóbrios, da perda de sentidos e da noção de espaço.

A proposta é fazer com que os condutores compreendam que a influência do álcool afeta o funcionamento do corpo, contribuindo para acidentes.

Acompanhe o vídeo com a matéria sobre o simulador de capotamento

Reportagem: Mauro Teixeira e Ricardo Gatelli

 

Texto e imagens: Ricardo Gatelli