Opinião

Renuncia Temer

Renuncia Temer

Difícil, muito difícil dimensionar o que as revelações do jornalista Lauro Jardim – O Globo –  vão ocasionar ao Brasil no futuro de curto e médio prazo. Me atreveria a dizer que nada serão como antes.

Olha, até então os alvos preferenciais da Lava Jato eram sobre um governo que já concluiu mandato, o de Lula, e sobre membros daquele Governo e do de Dilma, deposta por pedalada fiscal e não por corrupção, convém assinalar.

Agora os alvos são outros. O presidente da República, o presidente do PSDB – que era tido por muitos como a alternativa de poder a partir da eleição do próximo ano. Aécio Neves foi o candidato derrotado por Dilma. Foi a partir do PSDB e da inconformidade com o resultado das urnas em 2014 que veio o impeachment. As pedaladas foram a desculpa para perpetrar a deposição, que muitos rotulam como golpe.

Pois agora, mais do que indícios, há rastreamento de dinheiro, há gravações estimuladas pela Polícia Federal para produzir provas. É escândalo suficiente a ponto de paralisar o Brasil e terá consequências drásticas. Sabe a reforma da previdência, prontinha pra ser aprovada? Esquece; a reforma trabalhista? Esquece; a retomada da economia? Vai ficar pra depois.

Pois é. Quando se pensava que a Lava Jato teria o poder de mudar o Brasil, de mudar hábitos, de sanear. Qual nada. Os caras não pararam nem aí.

Quando pensávamos estar chegando a algum ponto de partida. Quando pensávamos que a bola seria reposta ao centro e recomeçaríamos o jogo… mais um gol da Alemanha. Parece pesadelo.

Sinceramente eu não sei mais nada e duvido que alguém saiba. Vem aí novo impeachment? panelaço? Em busca do quê? Diretas Já? E pra eleger quem?

O país parou nesta quinta. O presidente Temer cancelou sua agenda. As bolsas despencaram e nós vamos acordar amanhã ainda sem saber pelo que lutar. As dificuldades vão se acentuar. A saída mais indolor é só uma, a renúncia de Michel Temer.