Relógios digitais instalados pelas ruas de Caxias do Sul registraram equívocos na temperatura indicada na manhã desta quinta-feira (22). A reportagem de Leouve realizou uma vistoria e constatou irregularidades em equipamentos localizados nos bairros Sanvitto e Nossa Senhora de Lourdes. Enquanto estações meteorológicas indicavam 9ºC, os equipamentos marcavam 16ºC.
O secretário de Obras do município, Lucas Suzin, afirmou que, até o ano passado, a pasta era a responsável pela fiscalização dos equipamentos. Porém, informou que a partir do segundo mandato da atual gestão, a gerência dos equipamentos ficou a cargo da Secretaria de Gestão Urbana.
O secretário de Gestão e Mobilidade Urbana, Rodrigo Weber, explicou que os aparelhos utilizam sensores próprios para medir a temperatura ambiente do local onde estão instalados.
“Dispomos atualmente de 40 relógios instalados em toda a cidade. Cada equipamento possui um sensor de temperatura próprio, que faz a leitura da temperatura ambiente do local, o que pode divergir quando comparado à temperatura de uma central meteorológica ou de sites”, esclareceu.
Apesar disso, segundo ele, será solicitada à concessionária a aferição de todos os equipamentos. A Clear Channel Brasil é a empresa terceirizada responsável pelos equipamentos.
Sobre os equipamentos
As funcionalidades dos relógios digitais incluem marcação de hora, data, temperatura, medição de radiação ultravioleta e painel para veiculação de mensagens de interesse público e publicidade. O investimento é totalmente privado, sem geração de custo aos cofres públicos. A concessionária ofertou mais de 2 milhões de reais pelo direito da concessão.