Chegaram hoje, por volta das 11h30m, na Pipa Pórtico, em Bento Gonçalves, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que logo após seguiram em carro aberto seguido por uma comitiva de fiéis e membros da Igreja Católica, até o Santuário de Santo Antônio, onde ficam até as 6h de terça-feira (19). Em seguida, foi celebrada uma missa em homenagem à santa, com a presença de cerca de 400 fiéis, onde também foi realizada a tradicional benção às rosas.
Leia mais
O pároco da Paróquia Santo Antônio em Bento Gonçalves, Volmir Comparin, disse ser um privilégio receber as relíquias, que são pedaços dos ossos do pé e do fêmur da santa. “Uma relíquia significa algo muito importante. São os ossos de uma pessoa que ao longo de sua vida queria salvar o mundo inteiro anunciando Jesus Cristo. Uma pessoa que tinha a esperança no seu olhar, no seu modo de ser. E que foi muito fiel a Cristo. Uma pessoa que lutou para que a luz vencesse as trevas”, explicou.
O evento marca a peregrinação das Relíquias no Brasil, que acontece pela quarta vez, e teve início no dia 1º de fevereiro em Trindade (GO) encerrando em São Paulo no dia 1º de outubro, dia da santa.
Confira a programação a ser realizada no Santuário de Santo Antônio durante a visita do relicário contendo os ossos de Santa Teresinha:
18 de março:
Quem foi Santa Teresinha do Menino Jesus:
Nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin, santa Teresa de Lisieux ou Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares do Brasil. Nascida no dia 2 de janeiro de 1873, na cidade francesa de Alençon, faleceu, aos 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897.
Aos 15 anos, com a autorização do papa Leão XIII, entrou no Mosteiros das Carmelitas, em sua cidade natal. Ela acreditava que para seguir o caminho de Deus, devia ser como uma criança, e assim O procurava.
Foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925 pelo para Pio XI. Em 19 de outubro de 1997 foi proclamada doutora da Igreja pelo papa João Paulo Segundo, devido à sua obra autobiográfica, que relatava sua experiência de fé.