Um pacote de inovações foi apresentado na manhã desta terça-feira (26), em uma coletiva de imprensa com o padre Ricardo Fontana, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Nesta data, que também é celebrado o dia votivo de Nossa Senhora de Caravaggio, foi apresentado um projeto significativo em homenagem à Virgem Maria. A iniciativa marca a lembrança de Maria Santíssima como Rainha e Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
Motivado por esta celebração, o também reitor do Santuário apresentou o projeto de revestimento da cúpula do local de fé, entre outras iniciativas de organização e embelezamento.
Fontana destacou duas ações essenciais em resposta às dificuldades enfrentadas durante a Romaria de Caravaggio. A primeira ação compreende a construção de um novo poço de até 304 metros onde é possível captar até 5.000 litros de água por hora no complexo do Santuário, visando a melhoria e a expansão das infraestruturas fundamentais. Além disso, está em andamento a implementação de uma rede de internet nos principais pontos de apoio do Santuário, proporcionando maior conectividade e comodidade para os fiéis e visitantes.
Revestimento da Cúpula do Santuário de Caravaggio
O novo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que completou 60 anos de existência em 2023, receberá o Manto Sagrado da Sempre Virgem e Mãe, Rainha e Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
Situado no coração da diocese, que abrange 74 paróquias e 33 municípios, o majestoso templo é um marco da região, com destaque para sua cúpula visível a grandes distâncias. O Santuário Mãe, em Caravaggio, Itália, já contempla em suas cúpulas vestimentas em cor azul-esverdeado, evocando a Mãe Rainha.
A cúpula se tornou a marca registrada do novo templo. Os visitantes, devotos, fiéis e peregrinos da Virgem adentram seu interior e, maravilhados, contemplam as belíssimas imagens, desde o Espírito Santo que desce com seus dons em forma de línguas de fogo, distribuindo seus 12 frutos, descritos nos magníficos vitrais que adornam a cúpula, tornando-a uma beleza singular.
Ao longo dos anos, devido a infiltrações, tentou-se, em duas ocasiões, impermeabilizar externamente a cúpula, a última vez antes das obras internas de 2020. Contudo, nosso clima oscilante ocasionou novas infiltrações, demandando uma cobertura em metal.
Sobre o pacote de melhorias que visam acolher melhor os peregrinos, o reitor do Santuário padre Ricardo Fontana explicou sobre o planejamento para a experiência dos devotos:
“São espaços de esperança para as pessoas nos tempos de hoje, e a gente precisa pensar com muito carinho essas melhorias para melhor atender cada peregrino, devoto, fiel, ou pessoa que vem visitar o nosso Santuário seja também pelos Caminhos de Caravaggio com peregrinos, mas também como turistas. Hoje o turismo religioso também está em alta e a pessoa que vem nos visitar que se sinta em casa. Essas melhorias pensam nisso, na segurança, na proteção desses peregrinos e devotos no bom acolhimento”, frisou.
Por que a escolha de um telhado de cobre patinado?
Desde o início, a Igreja valorizou a evangelização por meio das obras de arte. O sagrado demanda estilo e beleza. Diante da imensa responsabilidade de conservar a cúpula e as obras internas, optou-se pela arte em cobre e patina (cobre esverdeado). Quem visita santuários marianos como Aparecida e Caravaggio, ou mesmo a Catedral da Sé de São Paulo, encontrará essa arte na cobertura.
Proteção e beleza são os significados do manto de Maria Santíssima, e assim será revestido o Santuário que acolhe milhares de peregrinos. Os custos giram na casa dos R$ 800.000,00.
Quem quiser, pode contribuir pelo PIX: 88.667.217/0030-35, ou ainda pela Conta Corrente: 56226-2, agência 0167, banco Sicredi, nome: MDC – Santuário de Caravaggio.