Bento Gonçalves

Reitor do IFRS fará parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Júlio Xandro Heck foi nomeado para órgão que trabalha para fazer da ciência e da tecnologia eixos do desenvolvimento brasileiro

Reitor pretende levar pautas e experiências da Rede Federal ao Conselho (Foto: IFRS)
Reitor pretende levar pautas e experiências da Rede Federal ao Conselho (Foto: IFRS)

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Júlio Xandro Heck, fará parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Ele foi nomeado como titular para a composição enquanto representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O CCT é o órgão consultivo de assessoramento superior do presidente da República para formulação e implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Trabalha na perspectiva de torná-las um dos eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do país.

Com a nomeação, Heck pretende colocar as pautas, demandas e experiências da Rede Federal junto ao Conselho.  “Temos muitas coisas que são peculiares, como a interiorização da ciência. A Rede Federal faz a ciência também chegar a lugares mais distantes e que historicamente não eram contemplados, então um pouco do meu papel é levar esse olhar da Rede e das nossas características para as políticas nacionais de ciência e tecnologia”, defende.

Composição

O colegiado é composto por 28 membros: 14 ministros de estado, oito membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e seis membros representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. A presidência do CCT é exercida pelo presidente da República ou por um representante do governo federal por ele indicado. A secretária executiva do CCT é a ministra de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.