Caxias do Sul

Região do Desvio Rizzo receberá novo modelo de UBS em Caxias

Unidade terá nova organização do fluxo interno. Localização busca atender crescimento da região do Desvio Rizzo. Foto: Maicon Rech
Unidade terá nova organização do fluxo interno. Localização busca atender crescimento da região do Desvio Rizzo. Foto: Maicon Rech

A Secretaria da Saúde de Caxias anunciou que dará início à construção de um novo modelo de Unidade Básica de Saúde (UBS) no próximo ano, no bairro Desvio Rizzo. O projeto será elaborado com base em um novo conceito de obra, mais moderno e humanizado. A localização, no loteamento Vila Romana, é estratégica, pois atende à crescente demanda por serviços públicos devido ao aumento populacional da região.

Unidade terá nova organização do fluxo interno. Localização busca atender crescimento da região do Desvio Rizzo. Foto: Maicon Rech

No terreno da prefeitura, escolhido para a construção da nova UBS, funcionava o Centro Comunitário Vila Romana/Santa Helena. Nesta sexta-feira (09/11), deu-se início à demolição da estrutura, etapa indispensável à execução do projeto. Conforme laudo técnico da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), os custos para adequar a estrutura aos requisitos exigidos para uma UBS seriam superiores à construção de um prédio novo.

“O desmanche foi essencial para começar o processo de sondagem do solo, fundamental para analisar o terreno e projetar a infraestrutura que ele vai suportar. Na nossa análise prévia, verificamos que a área tem pouca vegetação e topografia plana, o que facilita a construção. Buscamos muitos terrenos públicos no bairro Desvio Rizzo. Sem dúvidas, esse é o mais bem localizado para atender a demanda da comunidade por serviços de saúde”, explica Fernando Mondadori, titular da Seplan.

A área total será de aproximadamente 700 metros quadrados, maior que as demais UBSs já instaladas no Município. Com essa metragem, e considerando custos externos, como aterro, contenção, demolições, cercamento, pavimentação e paisagismo, estima-se um custo de aproximadamente R$ 1,7 milhão. A construção terá ainda piso tátil para facilitar a acessibilidade.

Conforme Raul Vigioli, responsável pelo setor de Projetos da SMS, a disposição dos diferentes ambientes foi projetada com foco nas necessidades específicas dos usuários. Atualmente, as UBSs têm uma única sala de espera, por exemplo, onde todos os usuários aguardam por atendimento, independente de ser consulta médica, odontológica ou de enfermagem, retirada de medicamentos, aplicação de vacina, curativos, entre outros. No novo modelo, haverá esperas diferenciadas.

“Muitas vezes, o usuário precisa apenas retirar um medicamento, mas tem que passar por toda a unidade para acessar a farmácia, ficando vulnerável a contrair vírus e bactérias de pacientes que estão doentes e aguardando por uma consulta médica. Esse é outro aspecto que deve ser melhorado. A ideia é facilitar o fluxo dos usuários dentro da unidade. Cada um vai evoluindo para dentro da UBS conforme a sua necessidade”, detalha. Segundo ele, o atendimento, torna-se mais humanizado e organizado.

Para o secretário da Saúde, Júlio Freitas, a administração está sendo responsável com a comunidade ao buscar atender essas demandas. “No ano passado, anunciamos que retomaríamos prédios públicos que não estivessem sendo utilizados para serviços à comunidade, com a finalidade de construir escolas, UBSs e outros equipamentos que se fizessem necessários às pessoas. O objetivo é entregar o novo modelo de UBS até o final de 2020. A licitação será encaminhada já no início de 2019”, explica.