Um levantamento feito pelo Portal Leouve apontou que a região de Caxias do Sul, composta por 49 cidades no Programa de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul apresenta um quadro, até o começo da tarde desta quarta-feira (12), de 11,239 pacientes recuperados da Covid-19 desde o começo da pandemia. Este número representa 81,56% dos 13,796 casos confirmados pelas secretarias da Saúde das cidades consultadas.
Já o número de mortes pela doença é de 245 pessoas, o que representa uma taxa de letalidade de 1,77%. As mortes foram registras em 58% das cidades. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, são as que apresentam os maiores números de casos confirmados, com 3.909 em Caxias, 2.552 em Bento, e 868 em Garibaldi.
Curiosamente a cidade de Pinhal da Serra não registra nenhum caso da doença desde o começo da pandemia. A cidade chegou a registrar 47 casos suspeitos, porém, nos testes, todos foram negativados, o que coloca o município em uma posição extremamente confortável nas estatísticas.
Conforme o secretário de Saúde, Kalil Ubaiter da Costa e Silva, os números são reflexos do trabalho preventivo feito pela prefeitura da cidade de cerca de 2 mil habitantes.
“Começamos muito cedo. No começo de março já tínhamos o nosso plano de contingência traçado. Alguns dias depois o prefeito já baixou o decreto com as normativas de trabalho em que todos eram divididos em duas equipes e revezavam os dias de trabalho. Tivemos a distribuição de máscaras para a população e a compra de equipamentos. Ainda temos dois comitês de trabalho, um da prefeitura e outro interno na secretaria que cuida desse assunto de forma muito técnica. Estamos e queremos continuar assim”, disse.
O secretário também explicou que semanalmente as equipes da pasta estão em uma rádio comunitária da cidade para passar orientações de prevenção para a população.
Outros municípios chamam a atenção, como Fagundes Varela, com apenas três casos e todos recuperados. E Linha Nova, com um caso registrado e que também já é considerado curado.