Caxias do Sul

Reforço da vacina bivalente da Covid-19 é liberado para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades, em Caxias

Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, não é necessário apresentar comprovação

Reforço da vacina bivalente da Covid-19
Reforço da vacina bivalente da Covid-19 (Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação)


O reforço da vacina bivalente está liberado para pessoas com 18 anos ou mais e que possuem comorbidades, em Caxias do Sul. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conforme a pasta, é preciso ter tomado ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19 anteriormente e respeitar intervalo mínimo de quatro meses após a última aplicação.

Ainda assim, de acordo com a Nota Técnica Nº 17/2023, emitida pelo Ministério da Saúde, não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.

A aplicação da bivalente nesta semana ocorre na segunda e na quarta-feira em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os demais públicos-alvo seguem contemplados (trabalhadores da saúde, pessoas de 12 anos ou mais com deficiência permanente, gestantes, puérperas, pessoas de 60 anos ou mais e pessoas de 12 anos ou mais imunocomprometidas).

Já a vacinação com a monovalente para pessoas de 12 anos ou mais (com o imunizante aplicado desde o início da campanha), nesta semana ocorre na segunda e na quinta-feira, nas mesmas 18 UBSs. Para crianças de seis meses a 11 anos a vacinação segue sendo por agendamento nas sete Unidades de horário estendido.

Reforço da bivalente

Reforço com bivalente pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades, trabalhadores da saúde, pessoas de 12 anos ou mais com deficiência permanente, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e pessoas de 12 anos ou mais imunocomprometidas. É preciso ter tomado ao menos duas doses de vacinas da Covid-19.

De segunda a quarta-feira: Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alta, Planalto, Planalto-Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo e Serrano das 8h às 15h. Além das UBSs dos bairros Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê das 8h às 19h. Vale lembrar que as unidades de Criúva, Fazenda Souza, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, Villa Lobos vacinam por agendamento.