Caxias do Sul

Reestruturação da Secretaria da Receita de Caxias do Sul visa agilizar o atendimento

Além da mudança nos serviços presenciais, a administração amplia o atendimento online a fim de facilitar os contribuintes

Buscando melhora no atendimento à população, Prefeitura de Caxias apresenta reestruturação da Receita Municipal
Foto: Ícaro de Campos/ Divulgação


As medidas foram anunciadas durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (29). As melhorias têm o objetivo de incrementar o atendimento presencial aos contribuintes que procuram os serviços da Secretaria da Receita Municipal. A reestruturação começa a funcionar no dia 2 de maio.

Com as mudanças, o atendimentos de seis setores serão concentrados apenas em dois – Geral e ICMS. Os servidores da pasta estão sendo treinados para atender as demandas dos contribuintes de forma unificada. A capacitação seguirá até 28 de junho e não traz custos aos cofres públicos. Os treinamentos são realizados de forma intersetorial. Com a alteração, o Executivo busca facilitar a vida do contribuinte, evitando confusão sobre o local do atendimento e a necessidade de mudar de setor, dependendo do assunto.

De forma paralela, a administração também reforça e busca ampliar os serviços via internet para reduzir custos operacionais e agilizar as demandas. Como exemplo, a Certidão Negativa de Débitos, que tinha uma prazo de dez dias para ser liberada após a análise, depois da automatização do processo, em março do ano passado, passou a ser emitida junto à solicitação.

O auditor fiscal da Receita e diretor-geral, Micael Meurer, informa que após a conclusão dos treinamentos, 23 servidores ficarão disponíveis para atendimento presencial. O aumento do efetivo para atendimentos é resultado de uma realocação interna na pasta. Ele explica a busca por oferecer mais serviços informatizados e trabalho com menor interação humana.

Pretendemos liberar mais documentos quando solicitado no site e evitar a partir da liberação de outros serviços online que as pessoas tenham que se deslocar até o centro administrativo. Automatizando serviços e viabilizando que requerimentos, inclusive, sejam feitos via site“, ilustra.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Receita,120 mil atendimentos presenciais foram registrados em 2019. Contudo, apesar do aumento da demanda, o número fechou em 50 mil no ano passado, representando uma redução de 58%.