Cidades

Redução de secretarias e indicações da comunidade: como será o Governo Feltrin em Farroupilha

Anúncio do novo secretariado farroupilhense ocorre às 16h30 na Câmara de Vereadores

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020. Farroupilha, uma das mais importantes cidades da Serra Gaúcha e do Estado, completa 86 anos de emancipação política. Além da data comemorativa, o dia marca o anúncio do secretariado que estará ao lado de Fabiano Feltrin e Jonas Tomazini nos próximos quatro anos no município, contando a partir de 1° de janeiro de 2021.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã Edição Serra Gaúcha da Jovem Pan 92.5 FM, Feltrin reforçou o compromisso firmado em campanha: as pastas seriam entregues para pessoas indicadas pela comunidade. Por isso, o prefeito eleito esteve em diversos encontros com entidades, deixando espaço aberto para sugestões de nomes para futuros secretários.

“São pessoas indicadas pela comunidade. Pelas entidades. Acima de tudo competentes, valiosas, reconhecidas e ligadas ao seu segmento, em que grande parte, não tem filiação partidária. Estou muito feliz em entregar para a comunidade tudo aquilo que prometi em campanha. Acima de tudo, renovar o compromisso do enxugamento da máquina pública. Pela primeira vez em 86 anos de história está entregando um orçamento menor que o ano anterior”, salienta Feltrin.

A Reforma Administrativa só poderá ter o pontapé inicial com a posse de Feltrin e Tomazini. Todavia, o prefeito eleito já adianta que a fará com licitação pública visando enxugar a máquina e fazer mais com menos.

“Precisamos fazer gestão. Auditoria independente no Pró-Saúde, Ecofar, para que possamos entender, não é caça às bruxas, é fazer uma gestão melhor. Mais resultado, mais qualidade, menos custos. Fazer mais com menos. Esse é nosso desafio. Nós iremos administrar com apenas nove secretarias. Estou reduzindo praticamente 30%. Estou extinguindo o chefe de gabinete e remodelando a questão da Procuradoria-Geral do Município. Secretarias, que tínhamos 12, vou ter 9. O chefe de gabinete será extinto. Eu não tenho ainda o número da redução financeira, porque além disso, vou readequar cargos, salários, enfim”, completa Fabiano Feltrin.

O prefeito eleito ainda reforçou que não irá reduzir serviços públicos no seu governo, mas que irá sim reduzir custos da máquina pública, mantendo e qualificando os trabalhos da administração municipal.

O único nome para o secretariado confirmado até agora foi o da professora Luciana Zanfeliz, que será titular da Secretaria de Educação. A escolha do nome levou em conta a sua experiência na área educacional e o amplo envolvimento com a comunidade farroupilhense.

“Seu currículo dispensa qualquer apresentação, bem como o seu envolvimento com a comunidade, especialmente na área da educação. Os prêmios reconhecidos às escolas da nossa cidade, por exemplo, tiveram, sem dúvida, muito da sua contribuição e de sua irmã Flávia Zanfeliz. Com certeza, Luciana colocará toda a sua experiência em prol de Farroupilha”, explicou Fabiano Feltrin.

O anúncio, conforme a prefeitura, foi antecipado para que o município mantenha o planejamento de retomar as aulas presenciais em março.

Ouça a entrevista concedida ao jornalista Maicon Rech na íntegra: