Farroupilha

Recadastramento imobiliário será retomado em setembro em Farroupilha

Recadastramento imobiliário será retomado em setembro em Farroupilha

A partir do mês de setembro, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Planejamento ira retomar o recadastramento imobiliário do município. O trabalho será desenvolvido por duas empresas contratadas pela Administração. Os agentes estarão identificados com uniforme e crachá, e farão a medição de propriedades e residências, além de aplicar aplicar um breve questionário aos proprietários ou moradores do imóvel.

Levantamento será realizado em cerca de três mil imóveis do município (Foto: Emilio Nunes)

De acordo com a Secretaria de Planejamento, o trabalho será realizado durante a semana em horário comercial. Caso nos agentes não encontrem os moradores, poderão retomar as visitas aos sábados. Por questões de segurança, os agentes estarão uniformizados e portarão um crachá com o logo do Grupo Cadmap e Engemap, identificado com o nome, RG e CPF, e telefones de contato em caso de dúvida.

O objetivo da ação é complementar o levantamento já efetuado e realizar o recadastramento imobiliário no município, atualizando o banco de dados do município com informações sobre as medidas das propriedades, os materiais utilizados na construção, as reformas e ampliações realizadas. Com o levantamento, a Secretaria de Planejamento busca a correção de possíveis irregularidades e distorções cadastrais, e com isso a promoção de uma maior justiça tributária.

Agentes estão devidamente identificados (Foto: Divulgação)

Ao todo, até o mês de dezembro deverão ser vistoriados 15 mil imóveis. O número se somará aos outros 1,3 mil imóveis já visitados e recadastrados em 2017. Posteriormente, as informações serão cruzadas com os levantamentos geográficos e fotográficos já realizados por terra e ar, formando uma base de dados sólida para planejamento, manutenção e controle do desenvolvimento da cidade. Uma nova etapa poderá ser realizada em 2020.

A ação faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). Financiado pelo BNDES, o programa é destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.