Comportamento

Reativação do quartel de bombeiros da Zona Norte é pauta na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Avanços para uma futura reabertura do quartel de bombeiros da Zona Norte de Caxias do Sul estiveram na pauta do vereador Zé Dambros na última semana. Será realizada, no dia 4 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal do Município, uma reunião da Frente Parlamentar que trará o assunto ao Legislativo.

Hoje, de acordo com a Secretaria de Planejamento do município, a reestruturação do quartel custaria em torno de R$ 1,2 milhão. Quando questionado sobre as condições do Estado para a realização da reforma, Dambros explicou que um dos principais problemas, que resultou no fechamento do quartel em 2016, é a falta de efetivo, mas ressaltou a importância da instalação para a região.

“É um problema sério a questão do efetivo, as duas coisas têm que andar juntas, o efetivo e a reforma. A nossa região Norte aqui é a região que mais tem incidência de incêndios, por ter muitas casas de madeira, muitos problemas de instalações elétricas, então nós estamos buscando uma forma de que o Estado viabilize as duas situações, a reforma e também o efetivo”, explica.

Em relação a verba necessária para a reforma do local, o político ressaltou que, anteriormente, existia a verba disponibilizada no Funrebom,“um fundo onde nós pagamos uma taxa pra adquirir um PPCI e vai pra esse fundo”. Porém, toda a verba disponível foi utilizada na reforma do quartel de bombeiros localizado na área Central da cidade. Segundo ele, desde março deste ano, as taxas cobradas da população estariam indo para um fundo estadual.

“Nós pretendemos fazer uma audiência pública pra mostrar a importância que é o quartel dos bombeiros que vai atender toda essa região Norte que cresceu muito. O quartel está a 50m da RS-453, os acidentes que acontecem ali eles podem auxiliar também. Então não tem como não reabrir o quartel de bombeiros da Zona Norte, nós precisamos e nós vamos buscar e o Estado tem que disponibilizar recurso. Até porque, tudo aquilo que nós estamos contribuindo hoje, Caxias com as taxas de PPCI, está indo para um fundo do governo do Estado”, complementa.

Foram convidados para a audiência do dia 4 de outubro o prefeito municipal, Adiló Didomenico (PSDB), e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), coronel César Eduardo Bonfanti, além dos deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Elton Weber/PSB, Fran Somensi/PRB, Neri, O Carteiro/Solidariedade e Pepe Vargas/PT. Outras autoridades e representantes também receberam convite.

Fotos: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM