Nesta terça-feira (26) a Ceran responsável pela Barragem da Usina Castro Alves, localizada no Rio das Antas, no interior de Nova Roma do Sul, juntamente com as defesas civis de Farroupilha, Nova Roma e Santa Catarina fizeram um teste com os equipamentos de sirene. Os moradores das redondezas ouviram o disparo das sirenes da barragem e ficaram em alerta. Contudo, a ação foi apenas um teste dos órgãos responsáveis para eventuais problemas. A barragem está em pleno funcionamento.
A ação já havia sido informada:
Entre os dias 25 e 29 de abril, a Ceran estará realizando testes com os sistemas de alerta instalados na Usina Hidrelétrica Castro Alves, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul. O objetivo é avaliar a eficácia da nova ferramenta de segurança, não havendo necessidade de retirada de moradores de suas casas ou qualquer preocupação.
Para avisar a população, a Ceran está divulgando a atividade em meio de comunicação da região e também em folhetos distribuídos aos moradores, em que constam informações detalhadas sobre os testes que serão realizados e a importância da instalação do sistema de alerta na barragem da Usina. Órgãos de defesa civil e corpo de bombeiros dos municípios também foram informados sobre a operação.
Os sistemas de alerta são compostos por estações com sirenes e foram instalados próximos à barragem da Usina, em uma área tecnicamente chamada de Zona de Autossalvamento, que é a região abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros.
A instalação do sistema de alerta nas Usinas é uma das exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela Lei nº 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens. Importante destacar que a instalação do sistema tem caráter preventivo, não representando qualquer risco para a população.
Imagens: Guilherme Rigão / Especial Leouve