O município de Farroupilha vem realizando mutirões de limpeza e fumacês visando assim conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e por consequência um número maior de infectados pela dengue na cidade. Até aqui, de acordo com a secretaria da Saúde, o balanço dessas ações tem sido favorável.
Dos 176 casos suspeitos para dengue, 20 pessoas tiveram diagnóstico positivo, enquanto outros 113 seguem em análise. 63 casos foram descartados. Para a Diretora Geral da Secretaria da Saúde, Silvana de Lima, as ações estão ajudando a combater os números:
“O fumacê é a última opção. A gente só realiza na área onde reside o paciente que foi positivado para dengue. O impacto é que estamos conseguindo conter o avanço da dengue no nosso município. [Nos casos positivos] Não existe vínculo epidemiológico, são casos isolados” frisou ela.
Ao todo, 17 fumacês já foram realizados em Farroupilha neste período mais intenso de casos, estes que ocorreram nos bairros Centenário, Cinquentenário, Monte Pasqual, Linha Julieta, São Francisco, São Luiz, Cruzeiro, Primeiro de Maio, São José, Medianeira, São Roque e Alvorada.
Outra forma de combater a dengue tem sido com as chamadas de ovitrampas. O município conta hoje com mais de 400 dessas armadilhas. A importância do material foi salientado pela diretora:
“A gente concluiu que elas [ovitrampas] funcionam tão bem que nós mandamos fazer mais. Temos em torno de 400 ovitrampas espalhadas pelo município, onde a gente consegue tirar do ambiente o mosquito em fase de ovo ainda, ele não chega a eclodir, não virando mosquito”, destacou.
Números da dengue em Farroupilha
- 176 casos suspeitos;
- 20 casos confirmados (11 contraídos no município e nove importados);
- 113 casos em análise;
- 63 casos descartados.